Reunião dos cardeais decorre nos dias 7 e 8 de janeiro

Em comunicado enviado à Agência Ecclesia, a Sala de Imprensa informa que, durante dois dias, o consistório tem o objetivo de “dar apoio e conselhos” ao Papa no exercício da sua “grande responsabilidade”.
“O encontro vai decorrer ao longo de dois dias e vai ser caraterizado por momentos de comunhão e fraternidade, bem como tempos dedicados à reflexão, à partilha e à oração.
Esses momentos terão como objetivo promover um discernimento comum e dar apoio e conselhos ao Santo Padre no exercício da sua grande e pesada responsabilidade no governo da Igreja universal”
O comunicado da Sala de Imprensa acrescenta que o consistório insere-se no “contexto da vida e da missão da Igreja e pretende reforçar a comunhão entre o bispo de Roma e os cardeais, chamados a colaborar de modo particular na solicitude pelo bem da Igreja universal”.
O consistório convocado para os dias 7 e 8 de janeiro é o primeiro convocado pelo Papa Leão XIV, tendo o seu antecessor, o Papa Francisco, realizado duas reuniões extraordinárias de cardeais, em Roma: primeiro em fevereiro de 2014, sobre a família, e em agosto de 2022, sobre a reforma da Cúria Romana.
Bento XVI promoveu encontros com o Colégio Cardinalício por ocasião dos consistórios ordinários para a criação de novos cardeais e João Paulo II convocou seis consistórios extraordinários durante o seu pontificado.
(Com Ecclesia e Vatican news)