Iniciativa tem lugar a 1 de janeiro, Dia Mundial da Paz

Vila Franca do Campo vai assinalar o primeiro aniversário da elevação da Ermida de Nossa Senhora da Paz a Santuário Diocesano com um programa celebrativo que decorre nos dias 1 e 2 de janeiro, integrando momentos de oração, celebração e música.
As comemorações têm início no dia 1 de janeiro, quinta-feira, com a recitação do Terço, às 15h30, seguindo-se, às 16h00, a celebração da Eucaristia. A celebração será animada pelos Coros da Ouvidoria, sublinhando o caráter festivo e comunitário da data.
No dia 2 de janeiro, sexta-feira, pelas 21h00, realiza-se o “Concerto pela Paz”, que celebra também o Ano Novo, na Igreja Matriz de Vila Franca do Campo, com a participação da Banda Lealdade e do Orfeão Edmundo Machado de Oliveira. Este momento musical pretende prolongar a celebração do aniversário do Santuário, evocando a mensagem de paz associada à devoção a Nossa Senhora da Paz.
A elevação da ermida a Santuário Diocesano, ocorrida há um ano, reconheceu a importância histórica, espiritual e pastoral deste espaço mariano para a Diocese e para os fiéis, sendo esta comemoração uma oportunidade para renovar a devoção e a vivência comunitária em torno deste lugar de referência religiosa sobretudo para os micaelenses.
A Ermida de Nossa Senhora da Paz foi construída em 1764, no local onde se encontrava um templo mais primitivo, possivelmente do século XVI, no local onde um pastor terá encontrado uma imagem de Nossa Senhora numa gruta.