Iniciativa é promovida pelas irmãs contemplativas do Bom Pastor que formaram uma Comissão Bíblica
O Convento da Esperança vai acolher, na capela que é preferencialmente utilizada pelas Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor que residem no Convento, um ciclo de encontros de Lectio Divina nas cinco quintas-feiras da Quaresma. A iniciativa, aberta a toda a comunidade, propõe um caminho de leitura orante, escuta e meditação da Palavra de Deus, tendo em análise os Evangelhos proclamados nos cinco domingos quaresmais.
No primeiro encontro, marcado para 19 de fevereiro, será meditado o texto de Mateus 4, 1-11; no segundo, a 26 de fevereiro, os participantes refletirão sobre Mateus 17, 1-9; o terceiro encontro, a 5 de março, será dedicado à leitura de João 4, 5-42; o quarto, no dia 12 de março, terá como foco João 9, 1-41; e o quinto e último encontro, no dia 19 de março, proporá a meditação de João 11, 1-45. Após estes cinco momentos, o grupo prevê ainda propor, no dia 26 de março, uma Via-Sacra ou outra forma de oração comunitária, e, no dia 29, a vivência do Domingo de Ramos como culminar deste caminho espiritual.
Os encontros realizam-se sempre entre as 19h30 e as 20h30, com entrada pela porta lateral do Convento, situada na Avenida Roberto Ivens. Para garantir um ambiente de recolhimento e silêncio, a porta abre às 19h00 e encerra às 19h20.
A Lectio Divina será dinamizada por um grupo de oração composto por duas professoras, um técnico da EDA, um jovem e uma religiosa, que procuram ajudar todos os participantes a ler a Sagrada Escritura, escutar a Palavra, meditá-la e integrá-la na própria vida. A proposta destina-se a todos os que desejam viver a Quaresma com maior profundidade e acolher a Palavra como fonte de renovação pessoal e espiritual. Em cada sessão será ainda oferecida uma Bíblia, que será sorteada.
O método da Leitura Orante da Bíblia foi configurado por um monge de nome Guigo, prior da ordem Cartuxa (1150 d.C) e implica ler, meditar, rezar e contemplar a Bíblia para ter um encontro pessoal e profundo com Deus, indo além da mera leitura académica para uma conversa com a Palavra viva, visando aplicar a Palavra na vida diária e alcançar uma união íntima com Ele, usando a Bíblia como uma escada espiritual para o Céu.
O método da Leitura Orante da Bíblia começa com a escolha do local onde decorre a meditação. É conveniente que seja um local tranquilo e que não haja interrupção durante o momento de oração. A escolha do tempo também é importante. Meia hora é suficiente para quem está a começar. Importante também é a escolha do texto bíblico que irá ser meditado. Como sugestão pode ser o Evangelho do dia, o Salmo ou a primeira leitura proposta para a liturgia do dia.
O primeiro passo é a leitura. Ler com calma e atenção o texto bíblico escolhido quantas vezes forem necessárias. Mergulhar na cena. Identificar os personagens ambientes. O segundo passo é a meditação. O terceiro passo é a oração. O quarto passo é a contemplação que deve ser seguido do compromisso, porque a Palavra ecoa e vive-se no quotidiano.
A iniciativa conta com o apoio do Santuário do Senhor Santo Cristo.



