“Vila nova para todos” é o tema da “missão especial” dos religiosos na ilha Terceira

Iniciativa decorre pelo segundo ano consecutivo e reúne todas as congregações presentes na ilha, que assim se dão a conhecer, indo ao encontro das pessoas

Foto: Jubileu dos religiosos/AV (Arquivo)

“Vila Nova para Todos” é o título da “missão  especial” que será realizada pelos religiosos da ilha Terceira, no próximo dia 31 de janeiro na freguesia de Vila Nova, no âmbito da Semana da Vida Consagrada, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Participam as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, as Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, as Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e os Irmãos de São João de Deus, num total de 42 religiosos distribuídos por cinco comunidades, que atualmente residem na ilha, embora alguns já não consigam participar nesta iniciativa em concreto devido à idade e ao estado de saúde.

O objetivo é “passar o dia na freguesia, conhecer as pessoas, escutar a comunidade e oferecer uma presença de proximidade” sublinha a nota.

As atividades iniciam-se às 9h00, com o Louvor da Manhã na Capela da Misericórdia, aberto a todos os que quiserem rezar com as Irmãs, Irmãos e o pároco. Às 9h15, os religiosos reúnem-se na Junta de Freguesia com o pároco, o Presidente da Junta e o Diretor do Centro Social. A partir das 10h00, e até às 17h00, vários grupos irão circular pelas ruas e casas aplicando um questionário sobre a vida na freguesia. Paralelamente, às 10h15, algumas Irmãs farão visitas a doentes, prolongando-se estas visitas até às 12h45. Também às 10h30, na Casa do Povo, os adultos poderão participar no “Perguntex”, colocando perguntas numa “máquina” e ouvindo as respetivas respostas, atividade que termina às 12h00.

Ao meio-dia, os moradores que fazem anos no próprio dia 31 de janeiro são convidados a rezar o terço no Império e estão convidados para um  a almoço.

Os trabalhos da parte da tarde começam às 14h00, com um encontro de adolescentes e jovens a partir dos 12 anos na Casa do Povo, onde poderão conversar e debater temas com os irmãos e irmãs Hospitaleiros e Franciscanas. Às 14h30, os mais novos, até aos 11 anos, terão um momento próprio na Sociedade Filarmónica, com conversas e jogos dinamizados por Irmãs Educadoras e pelo padre Bruno Rodrigues, responsável pela catequese diocesana. À mesma hora, na Capela da Misericórdia, realiza-se o “Terço Só para Homens”, durante o qual cada participante poderá levar uma lista de intenções.

Pelas 15h30, os adultos são convidados a participar numa conversa descontraída na Junta de Freguesia, denominada “Tudo sobre as Irmãs e os Irmãos”, onde poderão colocar perguntas diretamente ou retirar questões de uma tômbola que será colocada no espaço. Às 16h00, na Capela da Misericórdia, qualquer pessoa poderá receber “consultas espirituais”. Segue-se, às 16h30, uma palestra aberta a toda a população, na Casa do Povo, subordinada ao tema “Como (não) começar a drogar-se?”, apresentada por uma técnica da Casa de Saúde São Rafael.

O dia termina às 17h30, com uma celebração especial na Igreja Paroquial, designada “Missa para Santos e Pecadores”,  com cânticos, partilhas de histórias e testemunhos de Irmãs e Irmãos.

A organização “reforça que todas as atividades estão abertas à população e que cada pessoa é livre de participar no que mais  agradar” esclarecendo que “para dúvidas ou informações adicionais está disponível o contacto telefónico 927 231 098.”

Scroll to Top