Em debate sestá o novo itinerário da catequese em Portugal

Está a decorrer, desde a noite de sexta-feira, na ilha de Santa Maria, uma ação de formação destinada aos catequistas, orientada pelo padre Carlos Simas, responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio á Evangleização,Catequese e Missão, nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria. A iniciativa tem como principal objetivo refletir sobre o novo itinerário catequético que está a ser implementado a nível nacional. A formação prossegue ao longo deste sábado
Durante a manhã, os participantes aprofundaram as diferentes etapas do processo da catequese, bem como a forma adequada de preparar as sessões catequéticas, tendo em conta os desafios atuais da evangelização.
A tarde de sábado é dedicada a oficinas práticas, proporcionando aos catequistas um espaço de partilha, experimentação e aplicação concreta dos conteúdos abordados. Haverá ainda tempo para o aprofundamento das festas da catequese e da sua ligação à liturgia, elementos centrais na vivência da fé cristã.
No domingo, a ilha de Santa Maria celebra o Dia do Catequista, um momento especial de reconhecimento e valorização do serviço prestado por todos aqueles que se dedicam à transmissão da fé. Cada paróquia é responsável pela preparação de um tema relacionado com os sacramentos, desde o Batismo até à Unção dos Doentes, reforçando a dimensão comunitária e celebrativa deste dia.
Esta formação surge como um contributo importante para o fortalecimento da missão catequética na ilha, promovendo uma catequese mais consciente, estruturada e em sintonia com as orientações da Igreja em Portugal.






