Iniciativa decorreu esta tarde envolvendo vários jovens

A Capela de Nossa Senhora do Ar, em Santa Maria, acolheu hoje uma celebração ecuménica inserida na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, um momento de encontro e oração movido apenas pelo desejo comum de aprofundar a comunhão em Cristo.
A Semana de oração pela Unidade dos Cristãos, que termina este domingo -decorre anualmente entre 18 e 25 de janeiro- tem este ano materiais preparados na Arménia, convidando as comunidades cristãs a valorizar a “herança cristã partilhada” e a reforçar os laços de unidade. O tema proposto – “Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança, a da vossa vocação” (Ef 4,4) – destaca a dimensão teológica da unidade cristã, entendida como vocação fundamental da Igreja.
Segundo o guião do Oitavário 2026, a unidade “é um mandamento divino no cerne da nossa identidade cristã”, sustentada pelo amor de Cristo e refletida na diversidade de dons das comunidades. As epístolas de São Paulo, recorda o documento, reforçam a necessidade de viver essa vocação “com humildade, mansidão, paciência e amor”, convidando os crentes a serem “de um só pensamento e um só espírito” no compromisso com o Evangelho.
Os textos inspiram-se em tradições milenares de oração e hinos arménios, alguns remontando ao século IV, e incluem a proposta de um culto ecuménico intitulado “Luz da Luz para a Luz”, adaptado da liturgia diária arménia.
Durante a celebração em Santa Maria, marcada por momentos de oração, cânticos e reflexão bíblica, destacou-se o apelo global à unidade dos cristãos, num contexto em que as divisões históricas — desde os cismas do século V e XI até à Reforma do século XVI — continuam a desafiar o diálogo e a cooperação entre as diferentes tradições religiosas.
O Oitavário pela Unidade da Igreja, hoje celebrado em todo o mundo com nova designação, teve origem em 1908, por iniciativa de Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde abraçaria o catolicismo. Mais de um século depois, continua a ser um marco importante no movimento ecuménico, incentivando o encontro, a oração e o compromisso com a reconciliação.
A celebração em Santa Maria reforçou esse propósito, reunindo a comunidade local num gesto simbólico de comunhão, esperança e paz, em sintonia com cristãos de todo o mundo.
Este domingo, a capela do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada recebe uma celebração que contará com a participação das Igrejas Católica e Presbiteriana, estando entre os presentes o bispo de Angra e o responsável pela Igreja Presbiteriana nos Açores. A celebração aberta a todos, terá lugar às 15h00.






