Papa manifesta pesar pelas vítimas da tempestade Kristina e apela à solidariedade em Portugal

Igreja tem estado na linha da frente ajudando as populações

Foto: Vatican Media

O Papa Leão XIV manifestou o seu profundo pesar pelas vítimas mortais e pelas graves consequências provocadas pela passagem da depressão Kristina em Portugal, que deixou um cenário particularmente devastador, sobretudo na região centro do país.

Numa mensagem enviada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre afirma unir-se espiritualmente à dor das famílias que perderam os seus entes queridos, expressando proximidade às pessoas feridas, desalojadas e a todas aquelas que foram seriamente afetadas pelos elevados danos causados pela tempestade.

Sentindo “muito de perto” o sofrimento das populações atingidas, o Papa assegura as suas orações pelas autoridades nacionais e locais, bem como pelas instituições civis, militares e religiosas que estão empenhadas nas operações de socorro e apoio às vítimas. Na mesma mensagem, manifesta vivo reconhecimento pelo trabalho das organizações eclesiais e pela entreajuda espontânea dos cidadãos.

O Papa Leão XIV suplica a Deus que conceda a todos “o bálsamo da solidariedade e a luz da esperança cristã” e concede uma confortante Bênção Apostólica, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Entretanto, no terreno, a Cáritas Diocesana de Leiria encontra-se a prestar apoio às populações afetadas pela tempestade Kristina, que provocou vítimas mortais e elevados prejuízos materiais na região. Num comunicado citado pela  Agência Ecclesia, a instituição refere que acompanha com atenção a situação de emergência, marcada por falhas significativas no fornecimento de eletricidade, água e comunicações.

A organização católica reafirma o seu compromisso de proximidade e serviço, colocando à disposição todos os seus recursos humanos, logísticos e sociais, em articulação direta e permanente com o Município de Leiria, de modo a garantir uma resposta coordenada e eficaz às necessidades das populações.

A Cáritas anunciou ainda a ativação de uma campanha de recolha de bens essenciais, apelando à doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, que podem ser entregues no Centro Logístico dos Pousos e na sua sede diocesana. Apesar dos danos sofridos em algumas das suas infraestruturas, nomeadamente na Praia do Pedrógão, a instituição sublinha que a prioridade continua a ser o apoio à comunidade.

Também o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja manifestou solidariedade para com os afetados, informando que está a acompanhar, junto dos bispos das regiões atingidas, a identificação de estragos no património eclesial, em contacto com o Património Cultural, I.P.

A passagem da depressão Kristina por Portugal, na passada quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e dezenas de desalojados, mobilizando uma ampla resposta de solidariedade por parte da Igreja, das autoridades e da sociedade civil.

Scroll to Top