44.º Retiro Shalom decorre este fim de semana em São Miguel

Estão inscritos 21 jovens de paróquias de três ouvidorias: Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande

Foto: Comunidade Shalom/Estudo Bíblico

 

Tem início esta sexta-feira e prolonga-se até domingo o 44.º Retiro Shalom, que se realiza  no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, reunindo 21 jovens com idades entre os 17 e os 40 anos, oriundos dos concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Diocesano da Juventude e destina-se a jovens que se disponibilizaram para fazer esta experiência espiritual.

Um Retiro Shalom é uma experiência espiritual cristã, dirigida sobretudo a jovens, que tem como principal objetivo proporcionar um encontro pessoal e profundo com Jesus Cristo. Trata-se de um tempo de paragem e afastamento da rotina diária, vivido geralmente ao longo de um fim de semana, que convida os participantes à reflexão, à oração e à interiorização do sentido da sua vida e da sua fé. Durante o retiro, são promovidos momentos de silêncio, escuta da Palavra, celebrações e partilha em grupo, ajudando cada pessoa a reconhecer o amor de Deus presente na sua vida e a identificar aquilo que necessita de ser transformado na sua vida particular.

Em declarações ao sítio Igreja Açores, Paulo Pacheco, membro da equipa coordenadora, explica que o principal objetivo do retiro é proporcionar um encontro profundo com Jesus Cristo.

“Durante este fim de semana, entendemos que estes dias sejam profundamente marcados por um encontro com Cristo, com Deus, um encontro com um amor que está no interior de cada um e também no próximo”, refere.

O responsável sublinha, ainda, que sendo pensado como uma experiência única, que cada participante realiza apenas uma vez, as marcas em cada um possam ser duradoiras.

Relativamente à dinâmica do retiro, Paulo Pacheco adianta que o percurso começa na sexta-feira com um momento mais introspectivo e de reflexão interior, levando os jovens a questionar o que desejam ou precisam mudar nas suas vidas. Ao longo dos dias, o caminho vai-se aprofundando, apresentando alternativas de crescimento emocional e espiritual, sempre centradas no amor de Deus.

Após o término do retiro, no domingo, a experiência não se esgota. Está previsto um acompanhamento pós-Shalom, com encontros regulares que permitam avaliar as consequências desta vivência na vida dos jovens, incentivando a sua integração nas paróquias, movimentos e serviços da Igreja.

 

Scroll to Top