Iniciativa decorre entre 1 e 5 de março

O Departamento de Liturgia da Ilha Terceira, em colaboração com a Ouvidoria da Graciosa, promove nos próximos dias um conjunto de formações na área da liturgia, destinadas à formação dos diversos agentes da pastoral litúrgica das paróquias desta ouvidoria, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.
A proposta, centrada na pergunta “Quem sou eu na liturgia?”, abrange formações específicas para equipas de ornamentação e limpeza, leitores, acólitos e ministros extraordinários da comunhão, decorrendo também um percurso formativo para novos ministros.
O programa tem início no dia 1 de março, às 17h15, na Igreja de Guadalupe, com a formação para as equipas de ornamentação e limpeza dedicada ao tema “A ornamentação ao longo do ano litúrgico”. No mesmo dia, às 20h00, no Passal de São Mateus da Praia, realiza-se o encontro dirigido aos leitores, sob o tema “O Ministério do Leitor”.
No dia 2 de março, entre as 20h00 e as 22h00, no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, os candidatos a ministros extraordinários da comunhão participam nas sessões “Psicologia do acompanhamento: (na) solidão, luto, doença e morte” e “Identidade do M.E.C.: fundamentos teológicos”. A formação prossegue no dia 3 de março, no mesmo horário e local, com os temas “O serviço do M.E.C.: funções atuais e desafios pastorais” e “A fragilidade e a cura na Bíblia”.
Já no dia 4 de março, às 18h00, a Igreja Matriz de Santa Cruz acolhe a formação para os acólitos, centrada em “O Ministério do Acólito”. Mais tarde, entre as 20h00 e as 22h00, decorre, no mesmo templo, a sessão para os candidatos a ministros extraordinários da comunhão dedicada ao “Rito da Comunhão, da exposição do Santíssimo e celebração da Palavra presididos por um ministro leigo”.
As Jornadas de Liturgia culminam no dia 5 de março, às 19h30, com a celebração eucarística de encerramento na Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa. A celebração será presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra, e incluirá a nomeação dos novos ministros extraordinários da comunhão.
A orientação das jornadas estará a cargo dos padres António Santos, Pedro Lima e Jacob Vasconcelos e de Maria Madalena Pintado.