“A nossa esperança é Jesus Cristo e o tempo da Quaresma, com este guião, procura levar-nos ao seu encontro”- Padre Vitor Medeiros

“Guiados na Esperança” ouvidor de São Jorge explica trabalho desenvolvido em parceria com o Serviço Diocesano da Catequese

Foto: Igreja Açores/CR

O guião para o itinerário da Quaresma deste ano, preparado pela Ouvidoria de São Jorge a pedido do Serviço Diocesano da Catequese, quer ajudar as comunidades a recentrar o seu caminho em Jesus Cristo e na esperança que brota do Jubileu.

O padre Vítor Medeiros explica que a proposta nasce de um desafio lançado à ouvidoria.

“Fomos desafiados pelo Serviço Diocesano a preparar a campanha do Advento para a Catequese e agora, também, a da Quaresma. Quisemos que entre as duas houvesse um elo de ligação. Como estamos dentro da dinâmica jubilar, o guião tem este título: Guiados na Esperança.”

Segundo o sacerdote, a intenção é clara: conduzir os fiéis ao encontro da pessoa de Jesus.

“A nossa esperança é Jesus Cristo e o tempo da Quaresma, com este guião, procura levar-nos ao seu encontro”, afirma.

A caminhada proposta desenvolve-se a partir de frases do Evangelho – “Eu sou o caminho”, “Eu sou a luz”, “Eu sou a água viva” – que acompanham cada domingo, sempre ligadas a símbolos e gestos batismais.

“Queremos que seja um tempo de meditação e de acompanhamento de Jesus rumo à sua paixão, morte e ressurreição, mas também uma dinâmica que nos ajude a pensar como batizados: como é que vamos ao encontro d’Ele?”, sublinha.

A imagem do farol é outro dos elementos fortes desta proposta.

“Jesus é a luz que nos guia. A construção do farol, com estas frases, ajuda-nos a perceber que é Ele quem nos aponta o caminho no meio das adversidades. E a cruz mostra-nos o seu estilo de vida: serviço e amor por nós, para fazermos o mesmo”, explica.

O guião não quer ser rígido. Pelo contrário, deixa espaço à criatividade das comunidades.

“É apenas um modelo indicativo. Podem segui-lo totalmente ou adaptá-lo à sua realidade. O importante é que a dinâmica ajude a meditar e a desafiar-nos: quem sou eu neste caminho com Jesus? O que é que Ele me quer dizer?”, afirma.

O desejo do padre Vítor Medeiros é que a proposta chegue a todos e não fique restrita à catequese.

“Pode e deve ser trabalhado nos grupos, sobretudo com os mais velhos, mas para depois ser partilhado com toda a comunidade. A ideia é esta ligação entre catequese e celebração.”

Viver bem este percurso é, diz ainda, a melhor preparação para a Páscoa.

“Não queremos ficar numa Quaresma de tristeza ou sacrifício, mas celebrar a salvação que Jesus nos trouxe com o seu amor. Assim, quando chegarmos à Vigília Pascal, estaremos mais conscientes para renovar o nosso batismo e reconhecer Cristo como a nossa luz, o nosso guia e o nosso salvador”, conclui.

A Quaresma começa na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro e é um período de 40 dias de preparação, oração, jejum e conversão no calendário cristão, que antecede a Páscoa, começando na Quarta-feira de Cinzas e terminando antes da Quinta-feira Santa. Representa os dias que Jesus passou no deserto e é um tempo de penitência e reflexão.

“Guiados na Esperança”: a Ouvidoria de São Jorge e Serviço da Catequese propõem itinerário quaresmal rumo à luz da Páscoa

Scroll to Top