
“Eu nunca te esquecerei” é o tema escolhido pelo Santo Padre para a mensagem do VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A passagem bíblica, retirada do livro do profeta Isaías, quer recordar que “o amor de Deus por cada pessoa nunca falha, mesmo na fragilidade da velhice”.
Segundo o comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o versículo constitui “uma mensagem de consolo e esperança para todos os avós e idosos, especialmente para aqueles que vivem na solidão ou se sentem esquecidos”.
Ao mesmo tempo, é também uma convocatória às famílias e comunidades, “para que não os esqueçam, reconhecendo neles uma presença preciosa e uma benção”.
Instituído pelo Papa Francisco em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado no quarto domingo de julho e “pretende ser uma ocasião para levar aos idosos a proximidade da Igreja e valorizar a contribuição deles nas famílias e nas comunidades”.
Neste ano, a data coincide com a festa dos Santos Joaquim e Ana, no domingo, 26 de julho. Para a ocasião, “o Santo Padre convida a celebrar com uma liturgia eucarística na Catedral de cada diocese”, reforçando a dimensão eclesial e comunitária da celebração.
O Dicastério exorta ainda “as Igrejas particulares, as associações e as comunidades eclesiais de todo o mundo a encontrarem formas de valorizar o Dia em seu contexto local”. Para ajudar nessa tarefa, informa que “disponibilizará posteriormente alguns instrumentos pastorais específicos”.
A proposta é clara: tornar visível, na vida concreta das comunidades, a promessa de Deus de que ninguém é esquecido.