
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) anunciou o regresso da iniciativa “Cadeia Eucarística” para o tempo da Quaresma, unindo o continente na oração pelas vítimas das guerras e pelo fim dos conflitos na Ucrânia e na Terra Santa.
A iniciativa, que se inicia nesta Quarta-feira de Cinzas, prevê que cada Conferência Episcopal nacional organize, pelo menos, uma celebração eucarística dedicada a invocar “uma paz desarmada e desarmante”.
Em comunicado citado pela Agência Ecclesia, o CCEE explica que esta rede de oração pretende ser uma “experiência de comunhão e um sinal visível de esperança para todo o continente europeu”, num momento marcado por fortes tensões internacionais.
A nota cita ainda a mensagem do Papa Leão XIV para o último Dia Mundial da Paz, exortando os fiéis a reconhecerem a paz como um caminho possível: “Abrimo-nos à paz! Acolhamo-la e reconheçamo-la, em vez de a considerarmos distante e impossível”.
Em Portugal, a celebração inserida nesta escala europeia de oração está agendada para o dia 18 de março.
A “Cadeia Eucarística” foi criada originalmente para unir os bispos europeus na oração pelas vítimas da pandemia, tendo transitado nos últimos anos para o contexto da solidariedade com os povos atingidos pela guerra.
(Com Ecclesia)