Doze famílias participaram, na noite de 11 de março, no primeiro encontro de ilha do Centro de Preparação de Batismo

A Sociedade Estímulo, na Paróquia de Santa Catarina, na Calheta, acolheu na passada quarta-feira o primeiro encontro de ilha do Centro de Preparação de Batismo da Ouvidoria de São Jorge, reunindo doze famílias, entre pais e padrinhos.
Mais do que um momento de organização das celebrações, o encontro teve como objetivo aprofundar o verdadeiro sentido do batismo, entendido pela Igreja como o início de uma caminhada de fé, de amor e de compromisso com Deus e com a comunidade cristã.
A iniciativa foi dinamizada por uma equipa composta por seis leigos – dois casais e dois professores – acompanhados pelos sacerdotes responsáveis pela pastoral familiar e litúrgica, bem como pelo ouvidor.
O encontro formativo foi estruturado em três momentos. Numa primeira parte, um dos casais da equipa conduziu uma dinâmica de apresentação dos participantes, promovendo também a partilha sobre o significado do batismo. Seguiu-se um momento de formação teológica e litúrgica sobre a natureza e a importância deste sacramento na Igreja cristã, orientado pelo leigo João Amaral, professor. Por fim, alguns casais partilharam o seu testemunho sobre a relevância da preparação para o batismo dos filhos e sobre a vivência deste sacramento no seio familiar, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A sessão terminou com um momento de convívio e partilha.
Segundo os organizadores, estes encontros “procuram acompanhar as famílias antes e durante a celebração do batismo, oferecendo orientações sobre o sacramento e ajudando pais e padrinhos a vivê-lo com consciência, espiritualidade e verdadeiro sentido cristão”.
“Através da escuta, do diálogo e da formação, pretende-se também fortalecer o vínculo das famílias com a comunidade cristã e promover uma vivência responsável e comprometida da fé” conclui a nota enviada ao sítio Igreja Açores.
Os Centros de Preparação para o Batismo são uma orientação diocesana para este ano pastoral. De acordo com a Carta pastoral batizados na Esperança, cada paróquia, ouvidoria ou zona pastoral deve formar uma Equipa do Centro de Preparação para o Batismo (CPB).
“Esta é uma forma de dignificar o sacramento que mais acentuamos neste triénio. Que, tal como nos Centros de Preparação para o Matrimónio, estas equipas possam ser formadas por leigos com responsabilidade pastoral na zona ou ouvidoria, cujo testemunho de vivência do Batismo seja importante para os outros, e acompanhadas por um assistente espiritual, sacerdote ou diácono, que se organize também o Catecumenato de acordo com o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), que prevê etapas bem definidas durante o processo de formação dos adultos que desejam receber os Sacramentos da Iniciação Cristā: Batismo, Eucaristia e Confirmação” refere a Carta Pastoral.
