“A profissão de fé é uma declaração de amor”- padre José Frazão Correia

Foto: Igreja Açores/CR

No terceiro e último dia do tríduo preparatório das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o pregador falou do senhor ressuscitado como alimento da vida

A pouco mais de 24 horas do ínicio dos dias principais da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorrerá em Ponta Delgada este fim-de-semana, o padre José Frazão Correia  afirmou que a fé é uma declaração de amor e por isso exige liberdade.

“Jesus ressuscitado não se agarra tem-se; a verdadeira experiência da fé não é fechada, é um caminho e é aí que Jesus ressuscitado se apresenta” afirmou o pregador que hoje voltou ao Evangelho de São João no encontro entre Maria Madalena e o jardineiro chamado Jesus.

“Não nos apropriemos de Jesus” disse o sacerdote jesuíta pedindo uma vez mais aos peregrinos que olhem para o Senhor ressuscitado como “alimento da vida real e concreta do quotidiano” e não apenas do ritual dominical ou de certos esquemas pessoais que iludam a verdade da vida.

“É na Eucaristia que o Senhor se dá” e quando tomamos parte com Ele podemos ser alimento para os outros, frisou ainda recordando algumas das ideias deixadas nos dois anteriores sermões.

“Quando oferecemos tantas flores como aquelas que vemos neste Santuário; quando compramos círios, temos de ser capazes de perguntar igualmente onde está o irmão, quais são os avessos da minha vida, a que aspiro eu”, disse relembrando que as interrogações que Deus coloca “não são para recriminar mas para caminhar na verdade”, mesmo que ela por vezes seja vazia de sentido.

Uma vez mais, dirigindo-se a um número muito expressivo de peregrinos, que foi aumentando de dia para dia, o Padre José Frazão terminou a sua pregação na festa expressando o desejo de “dois ou três milagres”.

“Deixemo-nos olhar pelo Senhor através desta imagem à qual o artista conseguiu colocar um olhar quase humano e a partir deste olhar deixemo-nos tocar. Que este olhar nos faça sentir amados e que ao sentirmo-nos amados possamos testemunhar este amor na nossa vida”.

A concelebração desta quinta-feira foi já presidida pelo bispo D. Myron Cotta que irá ainda fazer o sermão da mudança da Imagem e a homilia da Missa de Domingo do Senhor.

Esta sexta-feira, o bispo de Angra irá presidir a um dos momentos mais importantes desta festa que é a missa dos doentes às 11h00. Um momento que centrará as atenções na fragilidade humana.

A festa do Senhor Santo Cristo termina no dia 9 de maio.

Scroll to Top