Festa é precedida de um tríduo preparatório

Este domingo, 28 de janeiro, a Academia de S. Tomás de Aquino do Seminário Episcopal de Angra celebrará a festa do seu Patrono –S. Tomás, com uma missa às 12h00, presidida pelo reitor do Seminário, Pe. Hélder Miranda Alexandre.

A festa é precedida por tríduos preparatórios: os dois primeiros tríduos serão celebrados pelo Conselheiro Espiritual da Academia, Pe. Cipriano Pacheco embora a homilia do segundo tríduo seja feita pelo neo-diácono Nuno Fidalgo, aluno do 6º ano. O 3º tríduo será celebrado pelo Vigário Episcopal para a Formação, Pe. Ângelo Valadão.

A Academia esteve alguns inativa e recomeçou a sua atividade este ano letivo, sendo presidida pelo seminarista Pedro Carvalho, natural de São Miguel e aluno do 4º ano.

Para assinalar o recomeço dos trabalhos, a academia vai lançar um jornal- “Saber de Aquino II”.

“Os destinatários deste jornal serão, sobretudo, os Padres e seminaristas da nossa Diocese e colaboraram nos artigos alguns seminaristas, Professores desta instituição e, também, alguns Padres” adianta o presidente da Academia, referindo que o conteúdo deste jornal é variado e vai desde a música à literatura.

“O Culto litúrgico em honra de S. Tomás de Aquino é, portanto, uma tradição já antiquíssima neste Seminário – era, e ainda é, conhecida como a festa dos Filósofos – sobretudo – e dos teólogos!” sublinha Pedro Carvalho

Entre as várias iniciativas previstas nos estatutos, a Academia propõe-se a promover as Jornadas Culturais em cada ano letivo; a publicação de uma revista e outras iniciativas culturais.