Angra celebra Dia Diocesano da Juventude em todas as ilhas de olhos postos na JMJ de Lisboa

Comité Diocesano organiza atividades do Dia em São Miguel, mas as diferentes equipas da Pastoral juvenil têm preparado um programa especifico para cada ilha

O Dia Diocesano da Juventude de Angra vai realizar-se em diferentes ilhas do Arquipélago dos Açores, com o Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 a organizar o encontro na Ilha de São Miguel.

‘Jovem Levanta-te… com Maria ao encontro de Cristo!’ é o tema do Dia Diocesano da Juventude de Angra que nesta realidade diocesana vai realizar-se de “Santa Maria ao Corvo”, com diversas iniciativas e celebrações, proporcionando “momentos de reflexão sobre a Palavra de Deus, atividades e jogos, que se traduzirão num convívio entre os jovens”, informa o sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

O COD de Angra para a JMJ Lisboa 2023, que está a organizar o encontro para a juventude da Ilha de São Miguel vai promover “um dia diferente a todos os jovens micaelenses”, a partir das 14h30, no dia 20 de novembro, um domingo, na Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande.

Segundo o programa, a tarde começa com “dinâmicas de grupo” e atividades que proporcionarão uma “vivência da fé” de forma mais lúdica, na Casa de Povo da Ribeirinha, e, a partir das 17h00, reúnem para uma meditação – ‘night fever’ – na igreja da Ribeirinha, a igreja JMJ da Ouvidoria da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de São Miguel, e o Dia Diocesano da Juventude de Angra termina com a celebração da Eucaristia.

Em São Jorge, os jovens também vão reunir-se no domingo, às 11h30, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, nos Rosais, enquanto na Ilha do Pico, o cruzeiro da Vila das Lajes é o ponto de encontro, às 15h30; Na Ilha Terceira, o programa divulgado pelo COD de Angra, prevê dois momentos, uma vigília de oração, no próximo dia 19 (sábado), a partir das 20h30, em Raminho, e no dia seguinte, a jornada da juventude começa às 10h00, na Casa da Ribeira.

No Faial, o programa começa às 15h30, com uma caminhada do Museu da baleia para a Ermida do Monte da Guia, onde serão desenvolvidas atividades a partir das 16h00. Às 17h00 será realizado um momento de oração.

Em Santa Maria, o programa começa com uma Eucaristia, em Santa Bárbara, às 10h30; segue-se um Peddy paper e depois um convívio.

A XXXVII Jornada Mundial da Juventude é celebrada este ano, nas dioceses católicas, a 20 de novembro (solenidade litúrgica de Cristo-Rei, último domingo do ano litúrgico), e tem uma edição internacional, a cada dois ou três anos, numa grande cidade, para o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

A próxima jornada internacional vai realizar-se na capital portuguesa, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

 

[NPG id=48749]

 

Scroll to Top