
Os seis santuários diocesanos vão ter um programa pastoral próprio, articulado com o plano anual diocesano, para reforçar o papel pastoral e torná-los “focos de espiritualidade e de encontro” no contexto do atual triénio.
“Cada santuário deverá ter o seu plano pastoral próprio, integrado no global da diocese, com encontros, retiros, momentos de oração e outras iniciativas que traduzam a mensagem do ano”, explicou o reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição (Ilha Terceira), o padre Ricardo Henriques, porta-voz do grupo de reitores de santuários, sobre a proposta discutida com o bispo diocesano e que teve o consenso destes responsáveis.
“Que dizes de ti mesmo?”, é o tema deste Ano Pastoral, uma proposta que pretende alcançar os fiéis, mas também os visitantes que chegam aos santuários por motivos culturais ou turísticos.
O reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição contextualiza que o triénio pastoral na Diocese de Angra tem como prioridade o anúncio e a redescoberta da identidade cristã, e acrescenta que “o essencial é proporcionar experiências espirituais que irradiem luz para os outros e se tornem momentos de graça”.
“Há quem visite os santuários sem conhecer a igreja nem a sua mensagem. Este tema é abrangente e permite tocar também essas pessoas”, assinalou o padre Ricardo Henriques.
Os santuários da Diocese de Angra estão a ponderar novas formas de comunicação, incluindo materiais e objetos que possam transmitir a mensagem cristã de forma acessível e visual.
A reunião anual de reitores dos Santuários Diocesanos de Angra, no dia 20 de novembro, realizou-se no Convento da Esperança, o Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, altura em que foi feita a avaliação pastoral do ano que terminou e projetado o novo ciclo de iniciativas espirituais.
“Não houve propriamente discussão, mas uma partilha muito salutar sobre as ações promovidas por cada santuário e aquelas que foram acolhidas”, referiu o padre Ricardo Henriques.
Na Diocese de Angra existem seis santuários diocesanos: Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada; Senhor Bom Jesus Milagroso do Pico; Senhor Santo Cristo da Caldeira, em São Jorge; Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Milagres, na ilha Terceira; e Nossa Senhora da Paz, ermida elevada a santuário diocesano no dia 1 de janeiro de 2025, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.