Assembleia de Romeiros elege Comissão Administrativa para coordenar as Romarias de 2026

Reunião contou com representantes de 25 ranchos e definiu orientações para os tempos mais próximos

Foto: Rádio Renascença (Arquivo)

Realizou-se esta sexta-feira a Assembleia Geral eletiva para a Direção do Movimento de Romeiros- Associação, que reuniu representantes de 25 ranchos do movimento. Apesar de não ter surgido nenhuma lista candidata aos órgãos sociais, os participantes decidiram constituir uma Comissão de Gestão que assegurará a continuidade do trabalho até às próximas eleições.

Integram  este grupo de coordenação  Rui Melo, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Movimento, José Maria Sousa (Rancho dos Milagres – Arrifes), João Brandão (Rancho da Relva), o João Carlos Leite (Presidente do Grupo Coordenador que se demitiu) e David Feijó (Rancho da Pedreira – Nordeste).

Segundo foi deliberado, esta comissão terá dois principais objetivos: Coordenar as Romarias Quaresmais de 2026 e preparar as eleições dos Órgãos Sociais, a realizar até ao final do primeiro semestre de 2026, após a realização das referidas romarias.

Durante a reunião, foi ainda anunciada a realização do Retiro Espiritual do movimento, que decorrerá no concelho do Nordeste, no próximo mês de janeiro.

Associação Movimento de Romeiros de São Miguel foi criada em 2016.

As Romarias, na ilha de São Miguel, ocorrem todos os anos durante o período das sete semanas da Quaresma. Cada grupo de Romeiros percorre a ilha de São Miguel durante uma semana visitando as igrejas e as ermidas dedicadas a Nossa Senhora, além de outros templos sob outras invocações.

As Romarias estão classificadas no Inventário Nacional dos Bens Culturais Imaterais, cujo registo foi recebido recentemente.

Scroll to Top