Padre Filipe Diniz chegou hoje a São Jorge depois de algumas peripécias de avião e destaca sentido de comunidade, que liga os jovens açorianos a todo o mundo em tempo de Jubileu

O padre Filipe Diniz, assistente da Pastoral Juvenil nacional, chegou esta manhã à Aldeia da Esperança para um “momento de comunhão com os jovens açorianos”.
“É muito bom, neste lugar específico… no silêncio e na natureza… é bom virmos até aqui e fazer esta experiência no silêncio, mas iniciando um momento de comunhão com os jovens de todo o mundo, a começar aqui nos Açores” afirmou o sacerdote que foi um dos mais destacados dirigentes nacionais durante a Jornada Mundial da juventude de Lisboa, em agosto de 2023, quando era o responsável pela Pastoral Juvenil Nacional.
” É importante aproveitar este momento de graça e espiritualidade, reforçando a unidade dos jovens católicos mesmo à distância aproximando-os de Roma. Nem todos conseguimos estar lá, mas este lugar oferece-nos uma oportunidade única”, afirmou.
O sacerdote de Coimbra destacou a riqueza de vivenciar esta temática do Jubileu – a esperança- num espaço de silêncio e contacto com a natureza, destacando a “profundidade do conceito espiritual”, vivido neste ambiente natural.
“Precisamos de ser sementes de Deus na terra para que este Céu aconteça. E nesta natureza espetacular que nos envolve percebemos que o Céu pode ser vivido na terra”, disse sublinhando também a importância dos jovens refletirem sobre a consciência de “sermos criaturas de Deus”.
“A presença aqui ajuda-nos a estar mais próximos de Deus… Temos de fazer com que o Céu aconteça no mundo e os jovens têm de ser mesmo sementes de esperança para o mundo de amanhã.”
O padre Filipe Diniz já tinha-se juntado ao bispo de Angra para subir a Montanha do Pico em 25 de julho de 2023, a onde decorreu a celebração de envio dos jovens açorianos à Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião os jovens assinaram o Pacto da Montanha, num compromisso com a sustentabilidade e a ecologia integral.
Filipe Diniz estará hoje ao final da tarde na Missa dos jovens da Aldeia, que diariamente concluem as atividades de campo com a celebração da eucaristia. Podem ainda fazer um momento de adoração eucarística, dentro do Santuário onde o Santíssimo esta exposto desde as 8h00 da manhã até às 23h00. Diariamente os religiosos presentes nesta Aldeia bem como os sacerdotes estão disponíveis para escutar e celebrar com os jovens o sacramento da reconciliação.