Aulas no Seminário de Angra chegam ao fim e deixam corpo docente satisfeito com resultados

Seminaristas vivem agora época de exames

Os alunos do Seminário Episcopal de Angra chegaram ao fim das aulas e entraram na fase de exames, cumprindo o calendário académico como qualquer escola superior. Para já, o balanço deste ano lectivo é “muito positivo” com um “sentido de realização plena”, disse ao Igreja Açores o reitor.

Para o Pe. Hélder Miranda Alexandre toda a equipa “está realizada e satisfeita pelo facto de ter alcançado os objetivos” traçados no inicio do ano lectivo. O sacerdote refere inclusive que a entrada de novos docentes “acabou por reforçar” a matriz curricular.

“Tivemos um enriquecimento ao nível do ensino da história da arte e do património; um reforço do ensino dos documentos do Vaticano II. No fundo, conseguimos compensar e enriquecer o corpo docente”, disse o Pe Hélder Miranda Alexandre.

Este foi o ano letivo em que o Seminário se lançou num novo projecto: a criação de uma revista cientifica, a partir das conferências produzidas nas Jornadas de Teologia, um evento também novo que “é para manter”.

“Foi um momento alto do Seminário e por isso vamos manter no próximo ano. Quanto ao primeiro número da revista está para sair em breve”, disse ainda o sacerdote.

“Esta é também uma forma de podermos ir alimentando o diálogo com a Universidade Católica uma vez que, da nossa parte, há todo o interesse no reforço da componente cientifica”, acrescentou.

Além desta componente académica há outra muito importante que é a da promoção da pastoral vocacional.

“Temos já a indicação de que iremos ter mais três novas entradas no próximo ano lectivo. Temos feito um esforço muito grande para garantir sempre uma renovação de alunos” disse o reitor do Seminário e “vamos confiar no Espirito Santo para que, durante o verão, possam surgir ainda mais candidatos”.

O ano lectivo terminou com uma festa de homenagem a dois dos docentes mais antigos do Seminário que celebram no próximo dia 21 de junho as suas bodas de prata sacerdotais.

“Foi uma homenagem justa de reconhecimento a dois professores que são uma referência para esta casa”, referiu ainda o reitor.

A entrevista com o Pe. Hélder Miranda Alexandre pode ser ouvida no programa de rádio Igreja Açores, domingo, a partir do meio dia, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.

Scroll to Top