
A Novena dos Espinhos tem início no próximo dia 25 de fevereiro, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, mantendo o formato habitual, mas com um aprofundamento especial da espiritualidade da Madre Teresa da Anunciada. As celebrações decorrem diariamente às 18h00, com pregação assegurada por três ouvidores da Ilha de São Miguel.
De acordo com o reitor do Santuário, cónego Manuel Carlos Alves, a novena será organizada de forma a que cada ouvidor pregue durante três dias consecutivos, garantindo assim uma maior continuidade temática e espiritual. Este ano, a reflexão dará particular atenção à figura da Madre Teresa da Anunciada, cujo processo de beatificação foi recentemente retomado, através da nomeação da Comissão Histórica do processo.
“Importa irmos à autobiografia dela para percebermos melhor que aquilo que ela fez foi viver o Evangelho”, sublinha o reitor.
Ao longo dos nove dias, para além da proclamação da Palavra de Deus e da meditação do Evangelho diário, haverá sempre uma referência à vida e testemunho da religiosa. A articulação com os ouvidores será feita previamente, em diálogo, para que as leituras evangélicas encontrem ressonância na vivência concreta da Madre Teresa, evidenciando a forma como encarnou a mensagem cristã no seu tempo.
A iniciativa insere-se no tempo da Quaresma, que este ano será vivido de modo mais aprofundado no santuário. Um dos destaques será a realização de uma Via-Sacra orante às sextas-feiras, às 15h00, hora em que, segundo a tradição cristã, Jesus entregou o Espírito ao Pai, mas também a iniciativa das Irmãs Contemplativas de Nossa Senhora da caridade do Bom Pastor que às quintas-feiras promovem um encontro de Lectio Divina.
O cónego Manuel Carlos Alves recorda que a devoção às sextas-feiras tinha um significado especial para a Madre Teresa da Anunciada.
“Foi neste dia que o Senhor sofreu a Paixão e morreu na cruz, e ela foi percebendo que era também à sexta-feira que o Senhor concedia maiores graças”, explica. Por isso, muitas das novenas que promovia ao longo da vida terminavam precisamente nesse dia.
Com esta proposta espiritual, o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres convida os fiéis a unir-se mais profundamente à Paixão de Cristo, inspirados pelo exemplo da Madre Teresa da Anunciada, numa caminhada quaresmal marcada pela oração, memória e renovação da fé.
Convento da Esperança promove encontros de Lectio Divina durante a Quaresma