Basílica de São Pedro recebe fiéis para “último adeus” a Bento XVI

Milhares de pessoas começaram hoje a prestar a sua última homenagem ao Papa emérito Bento XVI, cujo corpo se encontra em câmara ardente na Basílica de São Pedro.

O Vaticano informa, em comunicado enviado aos jornalistas, que a trasladação desde a capela do mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, onde o Papa emérito faleceu este sábado, aos 95 anos de idade, aconteceu pelas 07h00 (menos uma em Lisboa), com chegada à Basílica pelas 07h15.

O “breve” rito foi presidido pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro e, em seguida, foi ultimada a preparação para a chegada dos fiéis, a partir das 09h00.

A fila contorna, neste momento, a colunata da Praça de São Pedro, com centenas de pessoas à espera para prestar a sua homenagem a Bento XVI.

Segundo o portal ‘Vatican News’, as primeiras estimativas apontam para 15 mil pessoas, hoje, e são esperadas entre 30 e 35 mil pessoas por dia, até à noite de quarta-feira.

O corpo de Bento XVI vai permanecer exposto para a veneração dos fiéis, durante três dias, até ao funeral marcado para quinta-feira, sob a presidência do Papa Francisco.

O porta-voz do Vaticano adiantou que, antes da trasladação para a Basílica do Vaticano, vai decorrer uma cerimónia privada com passagem pela Porta da Oração.

“De acordo com o desejo do Papa Emérito, o funeral será realizado com a marca da simplicidade”, tinha referido Bruni, este sábado.

Ainda por desejo expresso do falecido pontífice, comunicado ao então arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Angelo Comastri, Bento XVI será sepultado na Cripta do Vaticano, no local que acolheu o túmulho de São João XXIII, durante 38 anos (de junho de 1963 a janeiro de 2001) e, depois, o de São João Paulo II de 2005 a 2011, cujos corpos foram trasladados, após as respetivas canonizações, para capelas laterais da Basílica.

O funeral do Papa emérito está marcado para quinta-feira, sob a presidência do Papa Francisco, às 09h30 de Roma (08h30 em Lisboa).

De Portugal, vão marcar presença os cardeais D. Manuel Clemente e D. António Marto, além do presidente da CEP, D. José Ornelas, que se juntam no Vaticano ao outros três cardeais português: D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. José Tolentino Mendonça.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top