Os Beatos Pier Giorgio Frassati, juntamente com Carlo Acutis, serão canonizados no próximo dia 7 de setembro em Roma, numa das iniciativas mais esperadas deste Jubileu do Ano da Esperança. Nos Açores, em Ponta Delgada, terá lugar no dia 12 de setembro, às 20h00, na Igreja da Esperança-Santuário do Senhor Santo Cristo, uma celebração de ação de graças pela canionização destes dois jovens.
“Na Aldeia da Esperança, que se realizou em São Jorge no final do mês de julho, falámos muito destes dois jovens e agora vamos fazer uma celebração no dia 12, no Convento da Esperança, seguida de um convívio no Campo de São Francisco, se o tempo permitir até como forma de também chamar a atenção das pessoas que por ali passarem” referiu ao Sítio Igreja Açores o padre João da Ponte, assistente do Serviço Diocesano à Juventude.
De resto, o Serviço irá também desafiar os restantes assistente das juventude, na diocese de Angra, de forma a que se possam juntar com celebrações no mesmo dia, ou em datas próximas, para assinalar em cada ilha esta canonização.
O beato Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim (Itália), a 6 de abril de 1901, ia ser canonizado no Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025, que decorreu de 28 de julho a 3 de agosto de 2025.
Pier Giorgio Frassati, fiel leigo da Ordem Terceira de São Domingos, aos 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados, faleceu a 4 de julho de 1925, com 24 anos, com poliomielite.
A canonização de Carlo Acutis também estava prevista para o dia 27 de abril, o segundo Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada na sequência do falecimento do Papa Francisco, no dia 21 de abril.
Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”; a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa como um modelo de “santidade da porta ao lado”.
Os dois jovens têm sido inspiração para inúmeras catequeses e referências à santidade, nomeadamente a partir do conceito de “santos de ao pé da porta”, uma expressão feliz do papa Francisco na bula Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia), lançada em 11 de abril de 2015, na convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, um ano santo extraordinário para centrar a atenção na misericórdia de Deus, convidando os fiéis a refletirem sobre como se tornar um sinal eficaz do amor do Pai.
A vida destes dois beatos, sobretudo do Carlo Acutis, tem sido esmiuçada semanalmente nos encontros “À sexta no Convento”, que se realizam em Ponta Delgada todas as sextas-feiras na Igreja de Nossa Senhora da Esperança- Santuário do Senhor Santo Cristo. Agora no período de verão realizam-se apenas na primeira sexta-feira do mês. Este mês de setembro, para assinalar a canonização dos dois beatos, a celebração terá lugar na segunda sexta-feira do mês.