Bispo coadjutor de Angra e Reitor do Santuário de Fátima alertam crianças para o exemplo dos Pastorinhos

D.João Lavrador sublinha importância da “entrega a Deus”

O Bispo Coadjutor de Angra e o Reitor do Santuário de Fátima apelaram esta manhã, a cerca de duas dezenas de crianças das escolas básicas da ilha de Santa Maria, onde se encontra a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima desde ontem, a seguirem o exemplo dos três pastorinhos- Jacinta, Francisco e Lúcia- na “entrega e no amor a Deus”.

Ambos animaram esta sexta feira um momento catequético de Celebração da Palavra para crianças, entre os 5 e os 10 anos de idade, que visitaram a imagem de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Vila do Porto, em Santa Maria.

O Pe Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, foi o primeiro a usar da palavra.

Diante de cerca de duas centenas de crianças das escolas básicas da ilha (primeiro ciclo), o responsável pelo Santuário de Fátima apelou ao “compromisso” das crianças no sentido de seguirem o exemplo dos três pastorinhos.

“Tal como Francisco rezava a `Jesus escondido´e Jacinta se preocupava com os outros, partilhando aquilo que lhe era mais grato como a merenda também vocês devem preocupar-se uns com os outros e oferecerem-se a Deus rezando muito”, disse o sacerdote.

“Posso contar convosco?, perguntou o Reitor do Santuário de Fátima em jeito de desafio, depois de ter contado um pouco da história e da essência da mensagem de Fátima, assente no pedido de Nossa Senhora aos Pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, no sentido de se entregarem a Deus.

A Celebração, animada por cânticos, contou também com a participação dos dois bispos da diocese de Angra. O Bispo Coadjutor, D. João Lavrador, insistiu na valorização da mensagem de Fátima, referindo que tal como Nossa Senhora “nos deu Jesus” também “nós devemos dar-nos, entregando-nos à oração”.

Na catequese que fez às crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os 10 anos, D. João Lavrador sublinhou a história de Jesus para revelar que o Amor de Deus ”está acima de tudo”, porque “Ele ama-nos sem reservas”. Depois fez uma analogia entre a vida de Jesus em família e a vida de cada uma das crianças presentes.

“Também Ele tinha uma família como vocês; foi pequeno e cresceu, sobretudo em sabedoria, tal como vocês vão crescer” disse o Bispo Coadjutor de Angra, sublinhando que crescer como Jesus “é crescer na graça e no amor de Deus”.

“Todos vós aprendeis a crescer na família, na escola e para crescerem na fé e no amor a Deus têm de assumir este compromisso, pois só assim serão felizes”, terminou.

A celebração da Palavra com as crianças foi o segundo grande momento celebrativo deste segundo dia da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima aos Açores. Esta tarde haverá ainda uma Eucaristia destinada aos doentes e enfermos e amanhã, sábado, será celebrada uma missa campal, onde os marienses se despedirão da Imagem que partirá para São Miguel onde irá permanecer até 2 de fevereiro.

Scroll to Top