Bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal, D. Sérgio Dinis, preside à festa do Bom Jesus do Pico

Pregador do novenário será Monsenhor José Constância

 

A festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, na ilha do pico, entre 4 e 7 de agosto vai ser presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal, D. Sérgio Dinis e o novenário, que começa a 26 de julho, será pregado por Monsenhor Constância.

Será a última festa do Bom Jesus do Pico organizada pelo atual Reitor, Padre Marco Martinho que este ano deixa a ilha montanha rumo ao Faial.

A festa do Bom Jesus tem como tema “Cristo, nossa esperança”, que é comum a todos os santuários diocesanos neste ano jubilar.

Celebrada na freguesia de São Mateus é uma das maiores manifestações religiosas dos Açores, atraindo milhares de fiéisA festa ocorre em torno do dia 6 de agosto, data associada à Festa da Transfiguração, e é dedicada à imagem do Senhor Bom Jesus trazida do Brasil em 1862. No ano passado, a festa teve como destaque a inauguração de um novo núcleo museológico na Casa do Bom Jesus Milagroso. 
A festa tem raízes na devoção popular ao Senhor Bom Jesus, trazida por Francisco Ferreira Goulart, um emigrante que retornou ao Pico. 
A programação inclui celebrações religiosas, como missas e procissões.
A devoção ao Senhor Bom Jesus Milagroso é bastante forte na ilha do Pico, com a imagem representando um dos momentos da Paixão de Cristo, quando ele é apresentado ao povo. 
Scroll to Top