D. João Lavrador e o Vigário Episcopal para a Formação, cónego Ângelo Valadão, começam hoje uma série de encontros com clero e leigos com vista ao inicio da caminhada sinodal

A partir de hoje e até quinta feira sacerdotes e leigos são desafiados pelo bispo de Angra para participar numa série de encontros formativos com vista à preparação do novo ano pastoral que começa a 6 de outro, altura em a diocese entra em “caminhada sinodal”.

Entre as 10h00 e as 17h00 a formação insere-se nas tradicionais jornadas formativas do clero, a preceder o inicio formal do ano pastoral, com uma proposta de reflexão teológica e com a apresentação das Orientações de Pastoral destinado aos sacerdotes. Este ano, é acrescentada a formação também para leigos, nos mesmos dias mas no período, entre as 20h00 e as 22h00.

Assim hoje, dia 9, decorrerá uma formação na vigararia do centro (ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa) no Seminário Episcopal de Angra; no dia 10 será a vez da vigararia do Ocidente (Pico, Faial, Flores e Corvo) se reunir no Centro Pastoral da Horta, e no dia 12 é a vez da vigararia nascente (São Miguel e Santa Maria) receber a formação no Centro Pastoral Pio XII. Os encontros com os leigos serão sempre à noite, a partir das 20h00; primeiro em Angra, esta segunda feira, amanhã na Horta e na quinta feira em Ponta Delgada.

O lema dos próximos anos na diocese será “A beleza de caminharmos juntos em Cristo” e, neste primeiro encontro do ano pastoral, sacerdotes e leigos são convidados a refletir  sobre “A Teologia dos sinais dos Tempos” e a “A caminhada Sinodal para a Diocese” tendo como oradores o Vigário Episcopal para a Formação, cónego Ângelo Valadão e o próprio bispo diocesano.