D. João Lavrador presidiu à festa de São Francisco Xavier em East Providence

O bispo de Angra, que esta manhã presidiu à Missa da festa de São Francisco Xavier em East Providence, na Nova Inglaterra, afirmou que perante uma sociedade sem valores os cristãos são chamados para a missão na igreja e no mundo, “tornando-se presente na cultura e na sociedade de hoje”. E, para isso, devem cultivar o caminho da santidade para serem testemunhas credíveis dos valores do Evangelho.

“É hora de propor a todos, com convicção, esta `medida alta´ da vida cristã ordinária: toda a vida da comunidade eclesial e das famílias cristãs deve apontar nesta direcção” afirmou D. João Lavrador que pela primeira vez visita esta zona dos Estados Unidos unindo-se à comunidade portuguesa.

“Quem não reconhecerá esta realidade na cultura actual que desafia tão fortemente os cristãos a uma coerência de vida e quem não se sente abatido e fatigado perante as perplexidades, desalentos e frustrações que lhe advém da sociedade de hoje?” interroga o prelado diocesano sublinhando que o convite “que nos é dirigido é para voltarmos o nosso olhar e o nosso coração para Jesus de Nazaré que na sua misericórdia e na sua ternura cuida de nós”.

Para o prelado açoriano a prioridade desta missão evangelizadora, que deve imitar o exemplo de homens como São Francisco Xavier, patrono desta comunidade portuguesa do estado de Rhode Island, deve ser dirigida para com os mais excluídos.

“Cada santo é sempre modelo para os cristãos. Em primeiro lugar pela docilidade ao chamamento e à missão que Jesus cristo desperta em todos os baptizados; em segundo, pela sua vida toda ela orientada pela fidelidade a Deus e no amor aos irmãos; e por último pelo seu grande desejo de santidade imitando a Jesus Cristo na Sua vida e na Sua missão” disse D. João Lavrador.

Durante a homilia da Missa solene da festa, o bispo de Angra dirigiu-se especificamente aos açorianos desta comunidade.

“Caros cristãos nestas comunidades cristãs de Providence, venho comungar da vossa fé e edificar-me com a vossa comunhão com Deus e uns com os outros” disse o prelado.

“A vossa fé simples, enraizada na vossa vida familiar e alimentada na oração e na vivência comunitária da eucaristia são testemunho da vossa vitalidade e da vossa força evangelizadora” acrescentou.

D.João Lavrador agradeceu ainda a generosidade da partilha destes emigrantes cujos donativos destas festas revertem a favor da diocese.

“A partilha enriquece-nos sempre. Somos sempre grandes quando partilhamos” disse D. João Lavrador.

“Por altura da Páscoa enviei-vos uma mensagem na qual descrevia a Diocese na qual tenho a missão e a alegria de servir” afirmou.

“Certamente descobristes as muitas necessidades por que passa a população dos Açores e as dificuldades que a Diocese e as suas estruturas têm para responder a todas as necessidades nos diversos domínios da sua acção” disse ainda.

A Paróquia de São Francisco Xavier de East Providence foi criada em maio de 1915 e é uma paróquia composta essencialmente por portugueses.