Canal regional de Televisão assinala este domingo 50 anos

O bispo de Angra considera que o serviço público prestado pela RTP Açores , que completa este domingo 50 anos desde a primeira edição, “tem sido decisivo na construção da identidade, da coesão e da autonomia do povo açoriano, valorizando tanto a dimensão religiosa como cultural da vida açoriana”.
” Felicito todos quantos ao longo destas cinco décadas fizeram desta casa uma referência no panorama da comunicação social regional e nacional”, afirma o prelado numa mensagem enviada à Direção da RTP Açores, na qual reconhece o papel do canal televisivo na aproximação das ilhas e da diáspora.
“Ao longo de cinco décadas, contribuiu de forma ímpar para a unidade do arquipélago, encurtando distâncias geográficas e emocionais, promovendo o conhecimento mútuo entre comunidades e fortalecendo o sentimento de pertença a um destino comum. A RTP Açores contribuiu para dar voz às ilhas, narrar histórias de superação e de fé, e apoiar o sentido comunitário — todos eles elementos centrais para a esperança cristã, que estamos a celebrar de forma especial neste Ano Santo”, afirmou o prelado na referida mensagem de felicitações enviada à RTP Açores.
“A igreja como pioneira desta aspiração autonómica, desde a fundação da Diocese em 1534, não poderia deixar de reconhecer o papel fundamental deste órgão de comunicação. Num tempo em que a informação circula velozmente, mas nem sempre com verdade e responsabilidade, reconhecemos na RTP Açores um exemplo de serviço público que honra a dignidade da pessoa humana e a riqueza das nossas tradições. A presença da Igreja, ao longo destes anos, nas suas emissões e reportagens, foi sempre acolhida com respeito e sentido de missão”, conclui.
A RTP Açores completa este domingo 50 anos de existência, tendo nascido a 10 de agosto de 1975. A data está a ser assinalada ao longo deste ano, nomeadamente com o Telejornal a viajar pelas nove ilhas. As primeiras instalações da RTP Açores ficavam em São Gonçalo, Ponta Delgada, de onde hoje será emitido o Telejornal. Em 1977 começou a produção regional e também nesse ano, a RTP muda de edifício e instala-se na Rua Ernesto do Canto.
Quando se iniciaram as transmissões a 10 de agosto de 1975, em pleno “Verão Quente”, a emissão cobria 75 por cento do arquipélago com recurso a dois emissores e cinco retransmissores, chegando apenas a sete das nove ilhas.
Já na transição para os anos 80, abrem as delegações em Angra do Heroísmo e Horta e a RTP Açores passou a ser um Centro de produção regional deixando de ser delegação.