Visita está dividia em duas partes. Termina no dia 2 de dezembro

O bispo de Angra inicia este domingo, dia 16 de setembro, a primeira parte da visita pastoral à ouvidoria da Ribeira Grande, onde estará até dia 20 para reuniões nas paróquias da Ribeirinha, Santa Bárbara e Matriz, informa uma nota enviada pela ouvidoria ao Igreja Açores. A visita a esta ouvidoria de São Miguel, a primeira da ilha a ser visitada por D. João Lavrador nestes moldes canónicos terminará a 2 de dezembro, realizando-se entre 27 novembro e 2 de dezembro.

“A Visita Pastoral assume uma função muito importante para a ação evangelizadora do Bispo Diocesano. É uma ocasião de encontro, de diálogo, de celebração, de proximidade entre o pastor e os fiéis cristãos” refere o ouvidor Pe. Vítor Medeiros.

D.João Lavrador, nos próximos dias, e de acordo com o Programa  irá estabelecer diversos encontros com os movimentos e agentes pastorais, instituições católicas e civis, por forma a inteirar-se da realidade paroquial e social das diversas comunidades cristãs da ouvidoria de Ribeira Grande.

Assim, a visita pastoral à Ouvidoria de Ribeira Grande “foi organizada de modo a permitir o encontro do Pastor com o seu rebanho, do Bispo com a Comunidade e as pessoas que a integram” esclarece o sacerdote.

“O clero local preocupou-se em responder às indicações pastorais do nosso Bispo, bem como, ir ao encontro do objetivo exposto para uma visita pastoral no Diretório dos Bispos, n.º 168: “levar conforto, estímulo e aplauso aos obreiros do Evangelho”, a “ver com os próprios olhos as dificuldades do apostolado e da evangelização” e “a estimular energias talvez enfraquecidas”, acrescenta.

A visita do prelado insere-se na temática pastoral diocesana “Comunidade Evangelizada em comunhão missionária” e na palavra do Papa Francisco “A santidade é o rosto mais belo da Igreja”, dado que o cristão “deve conceber a sua missão como caminho de santidade e em unidade com a missão evangelizadora de Jesus Cristo, o Bom e único Pastor, a quem devemos olhar e escutar para abrir o nosso coração, a nossa vida e a porta dos nossos lares e paróquias” sublinha ainda a nota do ouvidor.

A ouvidoria da Ribeira Grande situa-se na costa norte da ilha de São Miguel e é composta por oito paróquias: Calhetas, Conceição, Matriz, Pico da Pedra, Rabo de Peixe, Ribeira Seca, Ribeirinha e Santa Bárbara.

Recorde-se que o bispo de Angra começou por fazer a sua primeira visita pastoral ao coração da Diocese, a ouvidoria de Angra na ilha Terceira. Seguiu-se o Faial, e já este ano o Pico, Flores e Corvo. D. João Lavrador conhece, contudo, todas as ilhas tendo percorrido a sua maioria logo nos primeiros meses como bispo coadjutor, acompanhando a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima entre 7 de janeiro e 28 de fevereiro de 2016.