D. João Lavrador retoma também figura de secretário pessoal

D. João Lavrador nomeou o recém-ordenado presbítero Jacob Vasconcelos como diretor do Serviço Diocesano de Evangelização, Catequese e Missão.

O Pe. Jacob Vasconcelos será, por isso, um dos sacerdotes mais jovens a coordenar este serviço que é o «órgão através do qual o bispo, responsável da comunidade e mestre da doutrina, dirige e preside a toda a actividade catequética, realizada na Diocese» (DGC 265).

Criado há 58 anos por D. Manuel Afonso Carvalho este serviço tem sido um dos mais assíduos na relação com os órgãos nacionais da conferência Episcopal participando sempre nas principais ações promovidas pelo Secretariado Nacional.

O primeiro responsável foi o Pe. Doutor Francisco Carmo. Este serviço, fundamental para a diocese, envolve delegações em todas as ilhas e inúmeros catequistas que orientam os 10 anos de catequese em todas as ilhas.

Além de coordenar esta vasta equipa, o jovem sacerdote será ainda secretário pessoal do bispo de Angra, cargo que não existiu durante o episcopado de D. António de Sousa Braga, e capelão da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, casa de Santa Clara. Ajudará ainda na paróquia da Ribeirinha que tem como pároco o ecónomo da diocese.

No Decreto das nomeações para o Ano Pastoral 2017-2018, o bispo de Angra realça que o sacerdote é “por excelência uma pessoa comunitária” que faz essa experiência “na comunhão do presbitério diocesano e que promove incansável a comunhão eclesial na sua comunidade cristã”.

Segundo D. João Lavrador, ao presbítero compete “desenvolver os carismas e ministérios” na comunidade para que seja uma “expressão da participação e da co-responsabilidade por parte de todos os batizados.