Intervenção removeu o tumor por completo, segundo informação médica

A cirurgia a que foi submetido o Bispo de Angra esta manhã, em Lisboa, decorreu “como previsto” tendo-lhe sido “removido o pulmão esquerdo onde estava localizado o tumor”, disse ao Sítio Igreja Açores o Vigário Geral da Diocese, Cónego Hélder Fonseca Mendes, que se encontra na capital.

“Já estive com ele, embora ainda sob o efeito da anestesia, reconheceu-me e trocámos algumas palavras o que me deixou muito satisfeito, sobretudo depois de falar com a equipa médica que operou D. António e de todos terem sido unânimes em considerar que a situação estava controlada”,  disse o vigário geral.

“Tiveram de retirar o pulmão esquerdo- onde estava o tumor- mas de resto está bem e todos os restantes exames foram negativos o que nos deixa muito alegres e satisfeitos pois confirma a não existência de metástases”, acrescentou ainda o sacerdote

D. António de Sousa Braga foi operado esta manhã no Hospital Pulido Valente em Lisboa, por uma equipa médica chefiada pelos cirurgiões Francisco Félix, Cristina Rodrigues e Paulo Calvino, durante quatro horas e encontra-se, neste momento, na unidade de cuidados intermédios de onde sairá amanhã para um período de convalescença, no serviço de Cirurgia Torácica deste hospital.

O prelado diocesano está acompanhado da família e deverá permanecer em Lisboa até à Semana Santa, altura em que “espera poder regressar à Diocese de Angra para presidir às celebrações da Semana Santa, na Sé”, sublinhou ainda o Vigário Geral.

“Para já nada indica que o Senhor Bispo tenha de fazer tratamentos que o impeçam de cumprir este calendário”, concluiu o Pe Hélder Fonseca Mendes.

Na sala de Recobro, onde permanecerá nestas primeiras horas depois da intervenção cirúrgica o Bispo de Angra foi assistido por um enfermeiro terceirense, natural das Fontinhas, que trabalha no Hospital Pulido Valente, tendo igualmente a promessa de uma visita de dois membros da Liga de Amigos do Hospital, naturais da ilha Terceira.

Só a partir de amanhã é que, eventualmente, poderá vir a ter visitas.

D. António de Sousa Braga completa no próximo domingo, dia 15, 74 anos de idade