© Direitos Reservados

Bispo desloca-se pela primeira vez a Ponta Delgada, onde se encontrará com o clero de todas as ouvidorias da ilha

A festa de São Sebastião, patrono da Igreja Matriz de Ponta Delgada, tem o seu ponto alto no próximo domingo, dia 22 de janeiro, pelas 16h00, com a solene concelebração presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues. O prelado, que entrou na diocese no passado domingo, preside pela primeira vez na maior cidade açoriana, numa festa paroquial que este ano terá dimensão de ilha permitindo assim um primeiro contacto do novo bispo residencial com a comunidade de Ponta Delgada e com o clero das oito ouvidorias que formam a ilha de São Miguel.

O prelado dirigir-se-á, pelas 15h30, à Igreja Matriz onde fará a sua oração na Capela do Santíssimo, com o coro paroquial a interpretar o “Ecce Sacerdos Magnus”. De seguida, e segundo o programa a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, dirigir-se-á para o Centro Paroquial, para se paramentar iniciando-se depois um pequeno cortejo até à Igreja .

Durante a Eucaristia, que começa às 16h00, no momento do ofertório, cada ouvidoria de São Miguel oferecerá ao novo bispo um símbolo próprio da presença da igreja no meio da comunidade em que se insere. D. Armando Esteves Domingues receberá, como oferta de toda a Ilha, a edição fac-similada das “Saudades da Terra”, com que a editora Letras Lavadas assinalou os 500 anos de Gaspar Frutuoso. O Prelado abençoará ainda oito cabazes de produtos alimentares que cada ouvidoria entregará a uma família carenciada, como sinal de preocupação e atenção social, numa área em que todos são sempre poucos.

Após a Missa sairá a habitual procissão.