Bispo de Angra preside à Festa do Senhor Santo Cristo na Graciosa

Festa decorre até dia 13, mas este domingo é o dia maior

 

A imagem do Senhor Santo Cristo que se venera na ilha Graciosa está desde ontem ao fim da tarde na Igreja Matriz de Santa Cruz depois de ter sido mudada em procissão desde a Igreja da Misericórdia, onde é venerada durante todo o ano.

A Imagem do Ecce Homo, que também se venera na ilha Graciosa, a segunda mais pequena do arquipélago, foi mudada ontem numa procissão acompanhada pela filarmónica Recreio dos Artistas. Esta tarde, a missa solene será presidida pelo bispo de Angra, que está na festa pela primeira vez, seguindo-se depois a procissão pelas principais ruas da vila de Santa Cruz.

Datada do século XIX, esta festa na ilha reune muitos emigrantes que nesta altura de verão se deslocam de férias. É porventura a maior festa da ilha e hoje é promovida também pela irmandade do Senhor santo Cristo da Graciosa. A festa realiza-se sempre no segundo domingo de agosto.

O culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres tomou impulso a partir dos séculos XVII e XVIII, dentro dos princípios adotados pela Igreja Católica no Concílio de Trento, no sentido da defesa da importância do culto e da veneração de imagens, um dos princípios de divergência em relação à Reforma protestante.

O culto e a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, rapidamente se espalhou pelas restantes ilhas do arquipélago dos Açores, devendo-se esse facto, sobretudo, às dificuldades financeiras dos habitantes das outras ilhas em se deslocarem a Ponta Delgada para venerar a imagem original. Na actualidade, o Senhor Santo Cristo dos Milagres é venerado em todas as ilhas, sendo que, depois de Ponta Delgada, as maiores festas e procissões a ele dedicadas são as de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, e as da ilha Graciosa, bem no Faial.

Devido à emigração de muitos açorianos para os Estados Unidos da América e para o Canadá, particularmente oriundos da ilha de São Miguel, o culto e a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres faz com que também seja expresso pela realização de festas e procissões em algumas cidades do continente americano. Exemplos disso são as cidades de Montreal, na província de Quebec, Brampton, Cambridge, London, Kingston e Leamington, na província de Ontário, no Canadá, assim como na própria capital, em Toronto; e as cidades Fall River e Cambridge, no estado de Massachusetts, entre outras no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos. Em Fall River foi mesmo edificada uma igreja paroquial dedicada ao Senhor Santo Cristo.

Na cidade de Hamilton, na Bermuda, é também realizada uma procissão solene em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

 

Scroll to Top