Iniciativa volta a realizar-se na geografia das três vigararias territoriais

O bispo de Angra acaba de convidar os sacerdotes para a habitual recolecção de Advento que se realizará entre 29 de novembro e 3 de dezembro nas três vigararias territoriais.

Assim, no dia 29 tem lugar a recolecção destinada ao clero da Vigararia do Ocidente, entre as 10h00 e as 17h00, na Igreja da Madalena do Pico.

No dia 2 de dezembro terá lugar a recolecção destinada aos sacerdotes de São Miguel e de Santa Maria, coordenados pelo Vigário Episcopal da zona nascente, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada e, no dia 3, a recolecção destina-se à vigararia do centro e realiza-se no Seminário Episcopal de Angra também entre as 10h00 e as 17h00.

Esta recolecção será orientada pelo próprio bispo diocesano e por um especialista na área da pedagogia, psicologia e bioética, e destina-se a todo o clero.

Serão momentos para ajudar os sacerdotes “com a primeira responsabilidade nas comunidades cristãs e na experiência de comunhão em presbitério, a viverem este tempo litúrgico tão expressivo e profundo” assinala D. João lavrador na carta enviada ao clero.

“Recordo não só a exigência que deve partir de cada um em valorizar-se pessoal e pastoralmente mas também quanto é importante a sua presença e participação de todos nós”, refere ainda o prelado.

As recolecções e os retiros são momentos de formação e preparação para aprofundar a realização de exercícios espirituais dentro de um determinado tempo litúrgico.