Bispo de Angra reforça proximidade à comunidade no quarto dia de visita pastoral em São Pedro

O quarto dia da visita pastoral do Bispo de Angra à ouvidoria de Vila Franca do Campo ficou marcado por uma intensa agenda na freguesia de São Pedro, onde a proximidade às pessoas, instituições e tradições locais evidenciou o caráter humano e pastoral desta missão

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira a comunidade de São Pedro, em Vila Franca do Campo, acolheu o Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, com uma oração na igreja paroquial, dando início a um dia preenchido de encontros, visitas e celebrações. O programa incluiu passagens por espaços emblemáticos da freguesia, como o Arquivo Paroquial, a Ermida de Nossa Senhora da Natividade, a Igreja dos Frades, a Ermida de Santo Amaro e o cemitério, além de momentos de comunhão com doentes e visitas a instituições locais.

Ao longo do dia, o prelado diocesano manteve contacto próximo com diferentes realidades da freguesia, desde a Associação de Bombeiros Voluntários à Escola de São Pedro, onde mais uma vez foi recebido pelas crianças que além de cantarem uma música fizeram questão de dizer a D. Armando o quão importante era a sua presença e como é que ela ficaria gravada nas suas histórias de vida, no local onde “aprendem a crescer”. Passou ainda pela Polícia de Segurança Pública, o Centro de Atividades Ocupacionais e a Junta de Freguesia. O dia culminou com a celebração dos Crismas e um jantar com o Conselho Pastoral.

Entre os testemunhos recolhidos, destaca-se o de Gil Mendes, proprietário de um café em São Pedro e membro ativo da comunidade há décadas.

“Há 30 anos que participo nas coisas da Igreja. Faço parte da Comissão Fabriqueira da Igreja e é uma honra receber o senhor Bispo no meu café”, afirmou, sublinhando o significado da visita para a vivência local da fé.

Também Luísa Simas, ligada à catequese e à capela da paróquia, destacou a importância das tradições religiosas da freguesia, nomeadamente a celebração de Santo Amaro, a 15 de janeiro.

“É o protetor dos doentes de ossos e oferece-se massa sovada com a forma do membro afetado. No dia 2 de fevereiro há a arrematação, e o Santo Amaro ajuda a Igreja de São Pedro”, explicou.

Na Escola Profissional, a visita foi igualmente marcante. Hélder Medeiros, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia, destacou a impressão deixada pelo Bispo. “Não o conhecia pessoalmente, mas a sua simplicidade e humildade impressionam. É um líder espiritual sem carga institucional pesada, próximo das pessoas. Tem-se revelado um homem simples, no meio do seu povo”, afirmou, acrescentando que a visita “não é por dever, mas para realmente conhecer e entender”.

A freguesia de São Pedro, com cerca de 1.380 habitantes, preserva uma forte identidade histórica e cultural. Desde os primórdios do povoamento da ilha, tem sido um local de acolhimento, com património relevante como a Igreja de São Pedro, de origem setecentista, e o Convento de São Francisco, reconstruído após o terramoto de 1522. As suas ermidas e tradições artesanais, como a olaria, continuam a marcar a vivência local.

A visita pastoral prossegue esta quarta-feira na freguesia da Ponta Garça, onde o Bispo continuará o seu percurso de proximidade, encontro e escuta junto das comunidades.

(Com Sara Sousa de Oliveira, Diário da lagoa e A Crença)

 

Quarta-feira, dia 22 de abril – Visita Pastoral a PONTA GARÇA.

09h30 – Receção ao Senhor Bispo pela comunidade na Igreja.

10h00 – Celebração da Eucaristia, com unção dos doentes.

11h00 – Visita ao arquivo paroquial.

11h30 – Visita à freguesia: Ermida da Senhora das Mêrces; Presépio da Escola dos Frades; Império da Boa Vista; Império de São João, Império da Praça e

Centro Intergeracional da Santa Casa.

12h30 – Almoço na Associação UnoJovens.

14h00 – Visita a alguns doentes de Cima.

15h30 – Visita à Junta de Freguesia.

16h00 – Visita à Casa do Povo.

17h00 – Encontro com os catequizandos na Igreja, com momento de oração.

18h30 – Assembleia Paroquial aberta a todos os movimentos e à comunidade.

20h00 – Jantar com a comissão dos assuntos económicos.

Scroll to Top