Bispo de Fall River alerta para tragédias em Gaza e na Ucrânia na festa do Divino Espírito Santo

Festas terminam esta noite em Fall River

 

 

A falta de paz em Gaza e na Ucrânia esteve no centro da homilia do bispo de Fall River, D. Edgar da Cunha, durante a missa solene da 39.ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Fall River, que encerram hoje.

“Vejam o que está a acontecer em Gaza, na Terra Santa, na Ucrânia… quanto sangue inocente derramado; quantas mortes à fome em Gaza”, lamentou o prelado, este domingo, sublinhando que a ausência de paz no mundo deve interpelar todos os cristãos a rezar e a agir pela justiça.

“Enquanto não houver justiça, não haverá paz”, afirmou recordando o Papa Paulo VI para quem o novo nome da paz era o desenvolvimento dos povos.

Na homilia da missa solene, D. Edgar da Cunha destacou três eixos fundamentais: o fogo, a paz e a missão.

Recordou que o fogo do Espírito Santo “não destrói, mas purifica e transforma”, convidando os fiéis a serem renovadores da fé e da esperança.

Sobre a missão, frisou que todos os batizados têm o dever de testemunhar e propagar a mensagem de Jesus, baseada na paz e na justiça.

“A festa não é só um ato cultural ou secular, mas a afirmação viva da presença e ação do Espírito Santo nas nossas vidas”, acrescentou.

As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Fall River, que chegaram este ano à sua 39.ª edição, voltaram a reunir milhares de fiéis e membros da comunidade luso-americana, reforçando o papel das tradições açorianas como elo de união e identidade, no Kenndy Park, no coração da comunidade portuguesa em Fall River.

Este ano a festa contou com a pregação do padre açoriano Nuno Pacheco de Sousa e a festa teve como presidente Marcia Ponte.

A festa é organizada pela  Comissão do Espírito Santo da Caridade de Fall River  e surgiu no âmbito do pagamento de uma promessa ao Divino Espírito Santo por uma graça obtida através desta entidade divina, facto que motivou a dádiva de pensões (esmolas) a pessoas mais necessitadas da comunidade: pão, carne, massa e vinho.

Conclusão do I Fórum Açoriano sobre o Espírito Santo

Ainda hoje e amanhã, no âmbito das festas, a cidade de Fall River, recebe a segunda parte do I Fórum Global do Espírito Santo, com duas sessões agendadas para os dias 25 e 26 de agosto.

O I Fórum Global do Espírito Santo decorrerá na Casa dos Açores de Nova Inglaterra. A sessão de abertura, esta manhã, contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, e o Presidente da Casa dos Açores de Nova Inglaterra, Francisco Viveiros.

A segunda sessão, marcada para o dia 26 de agosto, também pelas 10h00, será dedicada às festas do Espírito Santo em Portugal, Brasil, Estados Unidos e Canadá, com apresentações do cónego  Hélder Fonseca Mendes, Lélia Nunes, Tony Goulart e Ilda Januário, respetivamente.

 

 

Scroll to Top