Bispo nascido nos Açores assume Diocese de Balsas

Valentin Fagundes de Menezes fez formação religiosa no território brasileiro

O Papa nomeou esta quarta-feira D. Valentin Fagundes de Menezes, nascido nos Açores, como bispo da diocese brasileira de Balsas, anunciou o Vaticano.

O religioso, de 67 anos, fez toda a sua formação religiosa no Brasil e era atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) da província do Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina.

O bispo é natural da Freguesia de Agualva, na Ilha Terceira; aos 21 anos de idade entrou no Seminário Sagrado Coração, em Juiz de Fora, Brasil; é padre desde 2 de julho de 1982.

O bispo de Angra recebeu a noticia com “grande júbilo”.

“A sua experiência pastoral, certamente marcada pela forte religiosidade que bebeu nos Açores em criança, asseguram que será um pastor à maneira do Bom Pastor e segundo o querer da Igreja para o mundo actual” refere numa nota a que o Sitio Igreja Açores teve acesso.

“Felicitamos o Senhor Dom Valentim e rezamos ao Senhor da Messe que acompanhe sempre o seu ministério episcopal e que o Divino Espirito Santo o ilumine nos caminhos que levam à evangelização do mundo de hoje”, adianta ainda.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a nomeação do novo bispo, em nota oficial.

“Estamos certos de que sua presença na Diocese de Balsas será marcada como a continuidade de sua vocação como missionário em terras brasileiras especialmente, agora, na evangelização do povo nordestino”, refere o comunicado, divulgado online.

 

(Com Ecclesia)

Scroll to Top