Campanha começa no primeiro domingo do Advento

O Serviço de Apoio à Evangelização, catequese e Missão, na vigararia nascente, que integra as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, propõe para este advento “Um Caminho de Luz”.

Trata-se de um conjunto de subsídios para a catequese do primeiro ao décimo ano, com etapas  adequadas a cada uma das idades, desafiando-se as crianças a terem um cubo, intitulado “O Cubo da Luz”. Através desta figura geométrica, em cada semana, explicam-se quatro figuras do evangelho. Na primeira semana a figura do sentinela, que vigia; da segunda a do profeta, que anuncia; na terceira semana é explicada a figura de João Batista, como testemunha e na quarta semana a figura de Maria.

Durante este período do advento, mas já com incidência no Natal e na Epifania, serão ainda abordados os anjos, Jesus e os Magos. Para cada uma destas figuras, a equipa disponibiliza uma leitura bíblica para reflexão e desafia a uma atividade.

“Viver o tempo de Advento é desafiarmo-nos a nos desinstalar do comodismo lamacento no qual deixamos cair a nossa espiritualidade” refere o padre Carlos Simas, responsável pela catequese da vigararia nascente, numa nota enviada ao Igreja Açores.

“Este tempo, para além de ser tempo de preparação é também tempo de meditação e reflexão e vigilância” prossegue ao sublinhar que “é, em cada dia, um desafio para que não percamos o ânimo, a esperança nem arrefeçamos a nossa fé. Despertos para recebermos o Senhor Jesus, nascido em Belém”.

“Foi com esta atitude que trabalhamos em prol das crianças e adolescentes das nossas comunidades, para que se sintam desafiados a vivem este tempo do Advento como um «Caminho de Luz».”, conclui.

Estes materiais podem ser descarregados em https://daecsmiguel.wixsite.com/meusite