Secretariado diocesano prepara eventos para todo a diocese

O ponto alto da Semana da Vida na Diocese de Angra, que decorre entre 10 e 17 de maio, vai ser celebrado este ano em Santa Maria, adiantou ao Sítio Igreja Açores o Diretor do Serviço Diocesano da Pastoral da Família e Laicado esta quarta feira.

“As comemorações são em toda a diocese mas há sempre um dia em que organizamos uma conferência e esse dia este ano será na Ouvidoria de Santa Maria, até como forma de descentralização”, disse o responsável sublinhando no entanto, que “o programa concreto está a ser trabalhado e vamos ter de adaptar aquilo que são as directrizes nacionais à nossa realidade”.

O tema para a Semana da Vida deste ano será “ Vida com Dignidade, opção pelos mais fracos” e, neste momento, o Departamento Nacional está a preparar o Guião/Agenda, bem como o cartaz, que como nos anos anteriores será disponibilizado às dioceses.

A Semana da Vida é “uma oportunidade única e um desafio forte para melhorar a qualidade de vida das famílias” e destina-se “à sociedade em geral e a todoas as instituições particularmente ligadas e envolvidas na problemática da família”, refere o responsável diocesano que frisa a “necessidade” de todos os agentes de pastoral- famílias, movimentos, paroquias e serviços pastorais afins ao da família- “poderem colaborar na promoção efetiva da familia “como dom precioso de Deus em todo o arco da existência humana”.

O responsável diocesano, Conego José Medeiros Constância, lembra ainda que cada ouvidoria “deve fazer o seu programa próprio”, apesar de existir um programa dicoesano, de forma a que esta Semana da Vida “seja efetivamente celebrada”.