Centro Pastoral Beato João Baptista Machado inaugurado na Semana Santa

Edifício resulta de uma parceria entre o Seminário e a Diocese

O Centro Pastoral Beato João Baptista Machado vai ser formalmente inaugurado no próximo dia 13 de abril, pelas 17h00, com a bênção das instalações a ser feita pelo Núncio Apostólico, informa uma nota do economato diocesano enviada ao Sítio Igreja Açores.

O Centro Pastoral João Baptista Machado situa-se na antiga ala da Rua do Rego do Seminário de Angra, proprietário do espaço há 90 anos, e que agora se destina aos encontros de formação, substituindo o velho edifício das Obras Católicas, paredes meias com a Sé de Angra.

O espaço agora reabilitado, através de uma parceria entre o Seminário e a  Diocese, está aberto a outros serviços para além dos do Seminário e “movimentos que necessitem de o utilizar mediante agendamento e respeitando as regras de funcionamento daquele espaço”, esclarece a nota.

As obras de remodelação do espaço tiveram início em fevereiro de 2021 e prolongaram-se por quase um ano devido à falta de materiais no mercado, provocada pela crise pandémica.

O espaço tem acesso independente, em relação ao acesso ao Seminário, e mantém praticamente a estrutura existente. O edifício é composto por dois pisos ; tem um amplo salão para encontros de formação, no rés do chão, que facilmente se pode transformar em duas salas com funcionamento autónomo.

O primeiro piso é composto por sete gabinetes, uma sala de reuniões, instalações sanitárias e arrecadação. Nos gabinetes estão instalados vários serviços diocesanos e de ilha nomeadamente o Serviço de Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões, Serviço Diocesano de Mobilidade Humana, Serviço Diocesano para a Pastoral das Vocações e Ministérios, Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, Movimento da Mensagem de Fátima, Cursilhos de Cristandade, Pastoral Familiar e o Conselho Central das Conferências Vicentinas.

A estrutura do edifício precisava de uma reabilitação profunda devido à infestação de térmitas e o custo das obras foi suportado através da receita obtida na venda do edifício das Obras Católicas.

Este edifício é propriedade do Seminário há mais de 90 anos, tendo a sua bênção ocorrido a 3 de setembro de 1928, pelo Vigário Capitular cónego José Bernardo de Almada, num momento de sede vacante da nossa Diocese.

Scroll to Top