Procissão sai no próximo domingo, percorrendo as principais artérias da cidade

Celebra-se no próximo domingo o dia principal das festas em honra de Nossa Senhora das Angústias, uma da mais antigas e maiores da ilha do Faial, com a concelebração solene às 16h30, seguida de procissão que contará com a presença do clero do Faial e da ilha vizinha do Pico.

A festa que, para além do programa religioso, tem sempre associado um vasto cartaz cultural e desportivo, começou no passado domingo e, no próximo sábado contará com a tradicional regata de botes baleeiros.

Durante o septenário participam as paróquias da Zona Pastoral da Horta, cidade e periferia e as reflexões serão feitas pelos diferentes sacerdotes da ilha.

Com esta festa abre-se a temporada de festividades de verão na ilha do Faial. O fim de semana de 11 a 13 de maio é o mais preenchido nestas festividades com a noite de Chamarritas, na sexta feira e o baile Onda Jovem. No dia 12, sábado, haverá folclore com o Grupo Folclórico do Salão, seguido de um concerto pela Filarmónica União Faialense. O domingo é o dia principal da festa com a Missa solene às 10h30; concelebração Eucarística às 16h30, seguida de procissão e depois um serão recheado de atuações musicais com Chamarritas, Grupo de Cantares Ilha Azul e a Filarmónica Artista Faialense.

Nossa Senhora das Angústias é a primeira invocação desta ilha, remontando aos tempos dos povoadores. No inicio a Festa em honra de Nossa Senhora das Angústias era a maior romaria da cidade da Horta, embora tivesse começado por ser mais uma festa paroquial.

A partir da celebração do V centenário do povoamento do Faial, esta festa ganhou a projeção que tem hoje e a procissão é a segunda maior da ilha.