Celebração decorre no Pico

Uma celebração eucarística, no próximo dia 26 de novembro, pelas 19h30, na Igreja Paroquial da Candelária, será mais um dos momentos que assinalará o centenário da ordenação episcopal de D. José da Costa Nunes, neste caso na sua ouvidoria natal.

Este é o dia em que há cem anos, o prelado picoense celebrou a primeira eucaristia depois da sua ordenação episcopal, de regresso à ilha.

Na nota enviada ao Igreja Açores, a ouvidoria do Pico recorda que esta celebração insere-se num programa mais amplo que assinala esta efeméride e que já passou no dia 20 por uma celebração eucarística no Faial bem como a inauguração de uma exposição e a realização de uma conferência sobre a vida e a obra do prelado açoriano, promovida pelo Museus de Arte Sacra da Horta.

No passado sábado, 20 de novembro, dia em que se completaram os 100 anos da sua Ordenação Episcopal na Igreja Matriz do Santíssimo Salvador da Horta, decorreram as comemorações na ilha do Faial, com uma Missa de acção de graças na Igreja Matriz da Horta, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Joaquim Lopes, Bispo Emérito de Viana, Angola, também ele Bispo missionário português como o foi D. José da Costa Nunes, seguindo-se na Igreja do Carmo uma conferência pela Professora Doutora Susana Goulart Costa e a abertura de uma exposição no Museu de Arte Sacra da Horta no 100º aniversário da Ordenação Episcopal de D. José da Costa Nunes.