De 10 a 17 de maio diocese de Angra comemora “Vida com dignidade, opção pelos mais fracos”

As comemorações diocesanas da Semana da Vida que se realiza entre 10 e 17 de maio, vão ter lugar na ouvidoria de Santa Maria, entre os dias 13 e 15 de maio, com uma celebração eucarística, uma palestra com a antropóloga Piedade Lalanda e um encontro do Conselho Pastoral da ilha com o responsável diocesano pela Pastoral familiar.

Sob o lema “Vida com dignidade, opção pelos mais fracos”, definido a nível nacional, esta Semana da Vida será assinalada em todas as ouvidorias da diocese, com iniciativas locais próprias.

A celebração diocesana em Santa Maria tem como ponto alto a conferência da antropóloga Piedade Lalanda, que se realiza no dia 14 de maio, na Capela do Aeroporto, às 20h30, “A família hoje- comunidade que dignifica”.

Piedade Lalanda é docente universitária na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada e foi até há um ano atrás a responsável política do sector social do governo ocupando as funções de Secretária Regional da Solidariedade Social, tendo sido também deputada.

Em Ponta Delgada, a Semana da Vida tem vários momentos de oração, celebração e reflexão, envolvendo todas as paróquias da ouvidoria, como informa uma nota da ouvidoria de Ponta Delgada.

No Santuário do Senhor Santo Cristo estão previstos momentos de oração nos dias 10 e 11 de maio; a 12 e 13 as celebrações terão lugar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo e no dia 16 de maio haverá uma celebração especial no estabelecimento prisional de Ponta Delgada com os reclusos. Igualmente neste dia haverá uma celebração com todas as crianças da catequese na Igreja de São José.

O guião para estas celebrações pode ser consultado em  www.leigos.pt

O Serviço Diocesano da Pastoral familiar recomenda que nas missas dominicais se façam referências à família, sobretudo na oração dos fieis e que nas catequeses se reflita sobre a importância da vida e o respeito pela vida, com uma interpelação direta aos movimentos ligados à família no sentido de se empenharem na difusão desses valores.