Comunidade de Santa Bárbara da Ribeira Grande em festa no Domingo de Ramos

Reabertura da Igreja após seis meses de obras será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues

 

Foto: Igreja Açores/Arquivo

 

Este Domingo de Ramos,  pelas 15h00, o bispo de Angra presidirá à reabertura da Igreja de Santa Bárbara da Ribeira Grande, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

O templo esteve durante seis meses em obras de requalificação e conservação, que passaram  pelo “retelho geral da Igreja, isolamento de caleiras e reparação de infiltrações,  isolamento e tratamento da pedra de lavoura,  pintura interior e exterior de todo o templo,  tratamento e pintura do pavimento da Igreja e da bancada,  repintura das paredes da capela-mor, após correção de problemas existentes, sem mexer na pintura do teto da capela-mor por parecer da Comissão dos Bens Culturais,  alteração e melhoramento da iluminação da Igreja e do sistema de som” refere a nota enumerando toda a intervenção feita.

Foram, ainda, “acrescentados dois altares na igreja”, respeitando as características do templo datado de 1959,  sob a orientação do Padre João Paulo Ferreira Viveiros.

Um dos altares é dedicado à Paixão e Morte de Jesus com as imagens que já eram veneradas na Igreja de Santa Bárbara – Nossa Senhora das Dores e o Senhor Morto. O outro altar é dedicado ao padroeiro da Diocese, Beato João Baptista Machado.

Além disso, foi colocada uma presidência e bancada novas para o presbitério, em madeira, com pintura imitando a pedra e a partir do desenho da bancada original existente na igreja, destaca ainda a nota sublinhando “a prestimosa e generosa colaboração” da população em geral, dos movimentos e instituições paroquiais, da Comissão Fabriqueira, das Comissões de Festas, das autarquias- Câmara da Ribeira Grande e junta de freguesia de Santa Bárbara-  e da própria empresa que executou a obra.

A celebração de reabertura da Igreja contará com a participação dos coros da paróquia – Grupo coral de Santa Bárbara e Grupo coral de Nossa Senhora das Vitórias- e começará com a habitual procissão do Domingo de Ramos desde o adro. Como a Igreja já foi inaugurada e o altar dedicado apenas haverá uma aspersão de água sobre as novas paredes.

 

Scroll to Top