Sacerdote foi eleito esta manhã pelo Colégio de Consultores

O Cónego Hélder Fonseca Mendes é o novo Administrador Diocesano da diocese de Angra, eleito esta manhã pelo Colégio de Consultores, na sequência da saída de D. João Lavrador.

A diocese açoriana encontra-se em Sede Vacante desde o dia 21 de setembro, altura em que o Papa nomeou o 39º bispo de Angra, D. João Lavrador bispo de Viana do Castelo.

A eleição teve lugar esta manhã no paço Episcopal e o Cónego Hélder Fonseca Mendes já prestou juramento diante do Colégio de Consultores, composto por 10 sacerdotes: seis da ilha Terceira, três de São Miguel e um do Faial.

A reunião do Colégio de Consultores foi convocada pelo decano dos sacerdotes deste órgão depois da saída efetiva de D. João lavrador da diocese no dia 27 de novembro, altura em que entrou formalmente em Viana do Castelo.

O cónego Hélder Fonseca Mendes nasceu em Angra do Heroísmo (1964), onde foi ordenado presbítero (1988). Foi pároco da Ribeirinha da Terceira (1988-1997), Diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (1989-2005), Vice – Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (1996-2005), Ouvidor da Ilha Terceira (2000 – 2003) e Juiz da Irmandade de S. Pedro ad Vincula (2000 – 2009).  É pároco da Sé de Angra desde 1999. Membro dos Conselhos Presbiteral (desde 1989), Pastoral (desde 2000) e Episcopal (desde 2007) da Diocese de Angra, bem como do Colégio dos Consultores (desde 2001). É Vigário Geral da Diocese de Angra desde 2005 e Diretor do Boletim Eclesiástico dos Açores. É Capelão Magistral da Ordem Soberana e Militar de Malta (2013) e Cónego da Catedral de Angra (2014). Foi além de Vigário-geral, Vigário Episcopal para a vigararia do Centro e é também cónego capitular do Cabido da Catedral . É, desde a sua criação, o coordenador da Comissão Diocesana da Caminhada Sinodal.

No Seminário Episcopal de Angra (SEA) fez a formação básica em Filosofia e Teologia, tendo também estudado no Liceu de Angra, no Conservatório Regional e na Academia Militar. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Lisboa da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo feito a especialização em Teologia Prática pelo Instituto Superior de Pastoral de Madrid, onde foi certificado com Aptidão Pedagógica. É doutorado em Teologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Diário da República II Série nº. 164, 26/8/2005) e Investigador Integrado do Centro de Estudos de Culturas e Religiões da UCP. Foi professor convidado da UCP no Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas em Ponta Delgada, é docente de Teologia Pastoral no SEA desde 1999 e Membro Integrado da Bolsa de Formadores da Região Autónoma dos Açores. É sócio dos Institutos Histórico e Culturais sedeados dos Açores. Tem publicado as obras «Festas do Espírito Santo nos Açores – Leitura teológico pastoral» (IAC, Angra, 2001) e «Do Espírito Santo à Trindade – um programa social de cristianismo inculturado» (UCP, Porto, 2006), para além de diversos artigos em obras coletivas, revistas e sítios da sua especialidade. Tem participado em diversos Congressos com comunicações na sua aérea de estudos em Portugal, Espanha, Canadá, Estados Unidos da América e Brasil.