Consagrados testemunham Jesus no concreto do mundo, afirma reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo

Foto: Santuário do Senhor santo Cristo/CR

A Igreja de Nossa Senhora da Esperança – Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada acolheu esta manhã a celebração do Dia do Consagrado na ilha de São Miguel e o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, cónego Manuel Carlos Alves, afirmou que a vida religiosa é uma “parte essencial do testemunho da presença de Jesus na vida concreta”, porque homens e mulheres consagrados fazem das Bem-Aventuranças o seu programa de vida, na pobreza, na humildade e na obediência a Cristo.

Na celebração, o responsável pelo Santuário destacou que a vocação consagrada encontra no Evangelho o seu modo próprio de viver, evocando  o Evangelho das Bem-Aventuranças e recordando que são felizes aqueles que, diante das dificuldades, nunca desistem em nome do Senhor.

“Jesus viveu assim e, se Ele foi capaz de responder plenamente, quem O segue também é chamado a fazê-lo”, sublinhou.

Neste sentido, os homens e mulheres consagrados surgem como outro testemunho vivo da atualidade do discurso de Jesus, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana, moldada pelos valores do Evangelho.

“Embora plenamente humanos, os consagrados procuram manter-se centrados no essencial da sua opção de vida, orientados para a meta da perfeição na caridade”, disse ainda durante a celebração que contou com uma animação especial por parte da comunidade das irmãs do Bom Pastor, ramos contemplativo e apostólico, bem como de elementos da direção da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), em São Miguel.

“A vida religiosa não se afasta da realidade, mas mergulha nela como sinal da presença de Jesus”, concluiu o reitor, destacando que a consagração é um caminho concreto de esperança, fidelidade e serviço, vivido diariamente à luz do Evangelho.

A Igreja celebra no dia 2 de fevereiro a festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo. Nesta festa, a Igreja vive o Dia dos Consagrados, uma oportunidade para todos recordarem que pelo sacramento do batismo todos são consagrados a Deus uno e trino, tornando-se seus filhos adoptivos. Por isso, o Dia dos Consagrados é uma oportunidade para todos os cristãos tomarem consciência do mistério da vocação e olhar para a vida consagrada como um dom de especial consagração, um carisma particular concedido por Deus à sua Igreja, para o bem de todos os fiéis.

O Dia do Consagrado foi instituído pelo Papa São João Paulo II em 1997. Esta data, que coincide com a Festa da Apresentação do Senhor, foi escolhida para destacar a consagração de Jesus, como “luz para as nações”, e promover o valor da vida consagrada na Igreja.  A decisão de João Paulo II foi oficializada com a publicação da exortação apostólica Vita Consecrata (1996).
Esta noite, às 20h30, a Casa de São Francisco das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição recebem uma Vigília de Oração, promovida pela CIRP na ilha Terceira.
Scroll to Top