Dois coros do Faial e de São Miguel aprofundam e partilham experiências

O Coral de Santa Catarina , da ilha do Faial, vai estar em intercâmbio com o Coral de São José, de Ponta Delgada, de 27 a 29 de Setembro, informa uma nota enviada ao Igreja Açores pelo grupo faialense.

No dia 28 de Setembro, às 18h30, o Coral de Santa Catarina animará a Eucaristia na Igreja do Senhor dos Passos, na Cidade da Ribeira Grande e no Domingo, 29 de Setembro, participará na Eucaristia das 11h00, na Igreja de São José. Para além do programa litúrgico, o Coral de Santa Catarina interpretará a Missa Brevis de Charles Gounod, acompanhado ao órgão por José António Garcia, na Ribeira Grande e em Ponta Delgada por Isabel Albergaria, organista titular da Igreja de São José.

O Coral de Santa Catarina foi fundado em Novembro de 2002 e constituiu-se como associação independente em 2004. Desde então “assumiu a feição que ainda hoje mantém: um grupo de pessoas da Ilha do Faial, unidas pelo amor à música que tenta transmitir uma herança musical através do canto”, refere a nota.

“Este coro faz parte de um projeto virado para a prática e divulgação da música sacra, ligeira e popular açoriana, tendo pautando a sua ação ao longo da sua existência por critérios de qualidade”, esclarece ainda.

Desde a sua fundação tem realizado inúmeros concertos quer na comunidade em que se insere, quer em diversos locais do país, onde se tem deslocado a convite de associações congéneres ou de outras entidades.

O Coral de Santa Catarina é um coro misto com cerca de 40 elementos, divididos em quatro naipes. Ao longo dos anos já teve como preparadores vocais Alla Lanova, Sónia Machado e Renata Rentowska, todas professoras.

Desde a sua fundação, é seu diretor musical o Pe. Marco Luciano da Rosa Carvalho.

A entrada nos dois concertos é livre e aberta ao publico em geral.