Mais de centena e meia de catequistas insulares participam nesta jornada

O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) vai evocar o centenário do nascimento de monsenhor Amílcar Amaral nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2019, que têm lugar de 25 a 27 de outubro, em Fátima.

“[Monsenhor Amílcar Amaral] Nome ímpar e fundamental para se perceber a história da catequese em Portugal”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé sobre o autor dos catecismos nacionais ‘A Doutrina Cristã’.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo SNEC, D. António Moiteiro disse que é a monsenhor Amílcar Amaral que se deve “a existência de um programa, a divisão dos grupos catequéticos por faixa etárias, os guias dos catequistas e os catecismos para os catequizandos.

“Numa constante preocupação teológica e catequética que apresentava, pela primeira vez, uma preocupação gráfica de assinalar”, acrescentou, numa reunião com os Secretariados Diocesanos da Catequese, em Fátima.

As Jornadas Nacionais de Catequistas 2019 vão ter lugar entre 25 e 27 de outubro, e o primeiro dia centra-se no monsenhor Amílcar Amaral, sacerdote da Diocese de Aveiro onde foi o primeiro presidente do Secretariado da Catequese criado a 29 de março de 1949

Depois, o programa da formação centra-se nos adolescentes, cujo “acompanhamento é fundamental”, referiu o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

O Secretariado Nacional da Educação Cristã apresentou um novo projeto de caminhada catequética para adolescentes, o ‘Say Yes – aprender a dizer sim’, um itinerário até à Jornada Mundial da Juventude 2022 que vai ser organizada pelo Patriarcado de Lisboa.

Nestas jornadas participarão catequistas da diocese de Angra, nomeadamente das ilhas Terceira, São Miguel, Faial, São Jorge, Corvo e Santa Maria.