A catedral acolhe celebração ecuménica no próximo dia 15 de agosto

A Solenidade da Assunção da Virgem Maria, no próximo dia 15, vai ser assinalada na Sé de Angra com uma celebração ecuménica que reunirá pela primeira vez na Catedral representantes das três religiões monoteístas: cristãos, judeus e muçulmanos.

Cerca de 500 pessoas oriundas de várias nacionalidades participarão na cerimónia que será presidida pelo Mestre de Cerimónias da Sé, Pe Duarte Rosa, disse esta quinta feira ao Sítio Igreja Açores o pároco da Sé, Cónego Hélder Fonseca Mendes.

São elementos que integram 14 grupos folclóricosque se encontram na ilha Terceira a participar na 31ª edição do Festival Internacional de Folclore dos Açores, que decorre até dia 16 de agosto.

A celebração, às 11h00, contará com a animação destes grupos que ficam responsáveis por vários momentos da eucaristia, desde os cânticos ao ofertório, com cada um deles a oferecer um dom do seu país.

O acolhimento dos grupos será feito com uma saudação de boas vindas em todas as línguas dos grupos presentes e as leituras, de acordo com a liturgia do dia, serão feitas em português e inglês, precisou ainda o sacerdote.

Na cerimónia vão estar representantes da Alemanha, Canadá, Hungria, Irlanda, Filipinas, Israel, Lituânia, Taiwan, Panamá e Turquia.

A iniciativa não é inédita e realiza-se no âmbito do Festival Internacional de Folclore dos Açores, que tem lugar na ilha Terceira, numa organização do Comité Organizador de Festivais Internacionais de ilha Terceira (COFIT), que este ano já vai na sua 31ª edição.

Portugal Continental será representado pelo Grupo Folclórico da Corredoura e pelo Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, sendo que a representação açoriana estará a cargo do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano da Ilha do Pico.