Ex Bispo das Forças Armadas estará na ilha de Gonçalo velho durante todo o período da festa, que começa dia 28 de maio.

D. Januário Torgal Ferreira, ex Bispo das Forças Armadas, vai presidir às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam em Santa Maria a partir de quarta feira até domingo, dia 1 de junho, apurou o Portal da Diocese esta segunda feira.

Uma semana depois da maior ilha do arquipélago ter celebrado as Grandes Festas em honra do Senhor Santo Cristo, é a vez dos marienses prestarem a sua homenagem ao Ecce Hommo, que sairá por duas vezes à rua: uma no sábado para a procissão da mudança da imagem e outra no domingo, para percorrer as principais ruas de Vila do Porto.

As celebrações começam esta quarta feira com a realização do tríduo da Festa na Igreja Matriz de Vila do Porto. A Missa da Festa, no domingo, pelas 11h00, terá lugar na Igreja das Vitórias, seguindo-se às 15h30 a procissão.

Esta tradição nasceu em 1971, quando um grupo de funcionários do Aeroporto de Santa Maria não pôde deslocar-se a Ponta Delgada para assistir ao momento solene das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e decidiu organizar “uma festa semelhante” onde as pessoas pudessem pagar as suas promessas tal e qual como fazem em São Miguel.

Hoje, apesar de haver mais acessibilidades a tradição e a Fé na Festa mariense mantém-se e as festas realizam-se anualmente, uma semana depois de acontecerem em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.